Significado de Humilhação

O que é Humilhação

Humilhação é um substantivo derivado de humilhar, que é proveniente do latim humiliare que, por sua vez, provém de humilis, com o significado de “humilde, de baixa extração”, ou seja, “chão”. A raiz de humilhação é a palavra latina humus, que significa terra, ou chão.

O que é humilhação?

Humilhação, como ato ou efeito de humilhar, é sinônimo de submissão, de rebaixamento, de vexame, de afronta e de vergonha.

A humilhação tanto pode ser dirigida de uma pessoa para outra ou também do ato de se humilhar, ou de sentir o ego ferido. Quando uma pessoa é humilhada, passa por um momento de vergonha.

Como conceito, humilhação não tem um significado preciso, da mesma forma que a dignidade. Questões que possam parecer humilhantes para algumas pessoas, não o são para outras.

Assim, por exemplo, se um profissional destacado vê-se obrigado por sua chefia a limpar o chão, pode se sentir humano, tendo em conta sua posição social e profissional, enquanto que uma pessoa que trabalha nos serviços de limpeza não se sentem humilhadas com o fato, já que estão em sua área de atuação profissional.

Atos que podem denegrir publicamente uma pessoa também são considerados como humilhação. A humilhação pode ser considerada um ato de tortura mental, uma vez que tem como objetivo menosprezar a dignidade de uma pessoa. Dessa maneira, quando um regime autoritário está usando de torturas físicas, essas são sempre acompanhadas por humilhações, que visam destruir moralmente a pessoa submetida à tortura.

A humilhação, em geral, é originária do desejo de uma pessoa sentir-se superior a outras, rebaixando outros indivíduos, utilizando para isso a desigualdade, uma vez que a pessoa humilhada sempre tem algo de diferente.

Como exemplo, podemos citar a desigualdade econômica, que pode dar origem a uma humilhação de uma pessoa pobre por outra abastada.

Um dos pontos existentes na sociedade é a humilhação social, quando a sociedade rebaixa determinadas pessoas por considera-las inferiores, ou quando a sociedade discrimina pessoas na velhice, que são excluídas e humilhadas por sua condição, um tema que, por sinal, foi abordado pela escritora e filósofa Simone de Beauvoir no seu livro “A Velhice”.

A humilhação muitas vezes acontece no ambiente de trabalho, quando qualquer trabalhador é submetido a uma situação vexatória, sendo encarregado de tarefas não condizentes com sua situação ou quando é rebaixado de posto.

Nesse caso, a justiça trata o assunto como assédio moral e, quando comprovada a humilhação, a vítima poderá ter direito a uma indenização por danos morais.

Outra situação em que a humilhação é utilizada são nas escolas, onde o bullyng é constante. Consiste num ato de humilhar uma pessoa ou um grupo, geralmente menor ou mais fraco, se utilizando de agressões físicas e verbais.

A humilhação também aparece em algumas parafilias, associando a questão ao prazer sexual, quando um dos parceiros gosta de humilhar ou ser humilhado.

O significado de Humilhação está na categoria Significados