Significado de Humilhar

O que é Humilhar

Humilhar é um verbo que significa tornar humilde, rebaixar, fazer alguém passar vergonha, abater ou tratar alguém com desdém.

A palavra humilhar vem do latim “humiliare” e do inglês “humiliate”, que indica tratar alguém com desprezo ou fazer alguém passar por uma humilhação. E de acordo com a etimologia, humilhar está ligada à palavra "humus", que por sua vez significa "chão e terra", o que lembra o significado de colocar algo ou alguém para baixo ou rebaixá-los.

Ela também pode aparecer com outro significado, quando se tratar de um verbo pronominal. Nesse caso, a palavra humilhar significa mostrar humildade ou render-se a algo ou a alguém. Portanto, quando a pessoa decide se humilhar, significa que ela decidiu mostrar a sua humildade, e quando uma pessoa decide humilhar a outra, significa que ela se sente superior e quer rebaixar o outro.

O mesmo ocorre com a palavra humilhação, que significa tornar humilde ou diminuir de posição e perder prestígio. Contudo, a palavra aparece muito mais vezes com um significado negativo de passar por uma vergonha e de ter o ego ferido.

Já o termo auto humilhação é usado quando alguém escolhe humilhar a si mesmo de forma negativa, com palavras, ações e atitudes. Uma pessoa que se corta para sentir dor e se penitenciar, por exemplo, está se auto humilhando.

A submissão à qual remete o ato de se humilhar está muito relacionado à religião cristã. Segundo a Bíblia, aquele que escolhe se humilhar, mudar para o bom caminho e viver de acordo com a vontades de Deus, será recompensado e terá todos os seus pecados perdoados.

O significado de Humilhar está na categoria Significados