Significado de IBGE

O que é IBGE

IBGE é a sigla utilizada para fazer referência ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um órgão estatal criado na década de 1930 pelo Governo Vargas em substituição ao Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

IBGE objetivos

O IBGE tem como objetivo levantar dados qualitativos e quantitativos sobre o território brasileiro e sua população bem como também fazer os estudos e gerenciamentos destes. O instituto é bastante conhecido principalmente por ser o responsável pela execução e realização do censo demográfico.

O que é IBGE:

Hoje, o censo demográfico ou recenseamento é feito a cada dez anos e possui a finalidade de levantar dados estatísticos com base em visitas domiciliares a toda população brasileira. Mesmo que essa pesquisa exista desde o século XIX, ela apenas veio a ganhar melhor estruturação com o IBGE.

Além destas responsabilidades, cabe ao IBGE também divulgar os índices:

  • IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
  • INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
  • INCC – Índice da Construção Civil.

Com tudo isso, o principal foco do IBGE é tornar conhecida a todos governantes e a população, a realidade mais detalhada sobre o Brasil em seus diferentes aspectos. Com todos as informações oriundas das pesquisas e estudos, é possível aos Governos planejarem ações de médio e longo prazo para o país a fim de melhorar a habitação, renda, qualidade de vida e demais fatores inerentes a vida do cidadão.

IBGE criação

Idealizado em 1933 e institucionalizado em 1934, o IBGE somente foi instalado em 1936. Atualmente, o órgão está associado ao Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão do Brasil.

Um dos mais importantes serviços executados pelo IBGE foi a divisão regional brasileira que foi finalizada no ano de 1942. Nesta primeira divisão, o Brasil era compreendido em Norte, Nordeste, Leste, Centro-Oeste e Sul.

A estrutura do IBGE é composta de:

  • 1 presidente.
  • 4 diretorias.
  • 2 órgãos centrais.

Em relação a sua rede nacional de pesquisa, este órgão é composto por:

  • 27 supervisões de documentação.
  • 27 unidades estaduais.
  • 27 supervisões de base territorial.
  • 5 gerências de recursos naturais.
  • 6 gerências de cartografia.
  • E 585 agências de pesquisa.

O IBGE tem sua sede fixada no Rio de Janeiro e conta com a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) responsável por treinar os servidores do Instituto. O IBGE em Brasília é o mantenedor da Reserva Ecológica do Roncador situada a 35 m ao sul da capital federal.

IBGE cidades

O IBGE Cidades é uma ferramenta que se encontra no site do IBGE que serve para obter informações sobre qualquer município do Brasil. Na página é possível localizar tabelas, gráficos, mapas e históricos que traçam o perfil completo de cada cidade brasileira.

IBGE nomes

O IBGE lançou no primeiro trimestre de 2016 uma ferramenta de busca de nomes em seu site, baseada no último censo realizado em 2010. De acordo com o instituto, no Brasil existem 130 mil nomes diferentes, sendo que os mais clássicos continuam sendo José e Maria.

O significado de IBGE está na categoria Significados