Significado de Ibovespa

O que é Ibovespa

IBOVESPA é uma sigla que significa Índice Bovespa, no qual é possível acompanhar a movimentação do mercado por meio das cotações das ações de empresas que são negociadas na bolsa de valores de São Paulo. No índice estão presentes apenas empresas que possuem capital aberto e que disponibilizam suas ações para compra e venda no mercado no formato de lotes, cada qual possuindo 100 ações.

O que é IBOVESPA

O Índice Bovespa é uma grande carteira de ações que reúne 500 empresas de todo o país e mostra de forma precisa os seus respectivos valores de mercado. O IBOVESPA faz parte da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, administrado pela BM&FBovespa, a bolsa de valores oficial do Brasil. Um dado curioso é que a bolsa de valores brasileira é a segunda mais valiosa de todo o planeta no quesito valor de mercado, que é a soma do valor de todas as empresas e suas ações presentes nela.

Mas o quê é uma ação da bolsa de valores?

Ação é um papel o qual representa uma parte do capital social de uma empresa. Quando você compra uma ação, automaticamente você se torna sócio daquela determinada empresa, sendo que a quantidade de ações que você possui determina a porcentagem que você possui na empresa, podendo ser um acionista minoritário (com baixa porcentagem/poucas ações) ou maioritário – que tem a maior parte das ações.

O investidor recebe parte do lucro das ações da bolsa de valores, assim como perde dinheiro quando as ações de sua empresa caem, uma vez que o valor de mercado delas diminui e consequentemente fica mais barato do que o valor que ele havia comprado; resultando na perda de valor patrimonial.
 

O significado de Ibovespa está na categoria Significados