Significado de Iconografia

O que é Iconografia

Iconografia descreve o estudo ou a pesquisa referente ao conjunto da produção de imagens de qualquer espécie referente a determinado assunto. É uma palavra de origem grega em que “Icono” vem de eikon, que significa imagem ou ícone, e graphia pode ser traduzida como escrita. Assim, de forma literal, etimologicamente iconografia significa escrita da imagem.

O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. Assim, podemos dizer que o expressionismo tem uma iconografia bem diferente do impressionismo. Ou que a iconografia de Pablo Picasso tem mais a ver com a iconografia abstrata do que com a iconografia do romantismo.

Um sentido comum para o termo iconografia é aquele que faz referência às imagens que serão utilizadas para ilustrar determinada obra. Muitos livros possuem imagens e desenhos para ilustrar o seu conteúdo. Essas imagens e desenhos são a sua iconografia. Muitas editoras têm profissionais encarregados de fazer pesquisas iconográficas com vistas de se encontrar o melhor material possível para compor a iconografia de um livro ou revista.

Podemos então, por extensão, usar a palavra icnografia sempre que pretendemos nos referir a alguma coisa relativa a um conjunto de imagens. Por exemplo, uma coleção de fotos de famosos guardada em uma pasta, uma coleção de gravuras, as pinturas e esculturas que decoram uma casa, constituem iconografias. Da mesma forma, em uma biblioteca ou museu, podemos nos referir como iconografia ao conjunto dos responsáveis por organizar e conservar as imagens, gravuras, fotos e etc. de seu acervo.

Como um estudo, iconografia é composta pelos critérios, métodos e premissas que norteiam a análise das imagens que compõe determinado aspecto da sociedade. Podemos, com isso, fazer um estudo da iconografia do século XX, por exemplo, ou da iconografia do futebol, da icnografia do movimento feminista e assim por diante. 

Iconografia Religiosa

Iconografia Religiosa refere-se ao estudo de todas as imagens, esculturas, altos-relevos, símbolos, brasões e etc., que remetem a vida religiosa. Tratando-se de uma antiga prática de pesquisa desenvolvida nos mosteiros e universidades católicas, focada especialmente nas representações de Cristo e dos Santos.

O próprio termo iconografia, até o século XVI, estava restrito ao estudo de imagens e símbolos de cunho religioso, tornando-se pouco a pouco um campo de estudo mais abrangente, ganhando mesmo um status científico mais pelo fim do século XX, tornando-se um campo de estudo que complementa e serve de base para diversas pesquisas no âmbito das ciências sociais.

Iconografia Brasileira

A iconografia brasileira é rica e apresenta características bem distintas conforme a região do país que estudamos, a época, a etnia, classe social, enfim. Encontraremos nas produções iconográficas dos povos indígenas obras que nos remetem ao passado mais longínquo de nossa terra e que nos ajudam a entender parte do que foi e do que é uma significativa parcela da população de nosso país.

Nos estudos da iconografia brasileira, nos depararemos com grandes artistas, como Candido Portinari ou Victor Meirelles, grandes cartunistas como Ziraldo e Henfil, grande fotógrafos com Sebastião Salgado e J.R. Duran.

O significado de Iconografia está na categoria Significados