Significado de Idoneidade

O que é Idoneidade

Idoneidade é uma qualidade que possui quem é honesto; o substantivo feminino idoneidade qualifica aquele que por seu caráter e hombridade está apto a exercer determinados trabalhos, cargos ou funções.

O que é idôneo tem como qualidade a idoneidade. Aquilo que é perfeitamente conveniente ou precisamente adequado, pode-se dizer que possui idoneidade.

A idoneidade é extremamente requerida em qualquer atividade que se exerça e, atualmente, a ânsia por pessoas idôneas tem crescido dada a frustração da população do país em relação a líderes políticos que têm mostrado em suas atividades políticas e governamentais pouca preocupação com a idoneidade.

Diante da grande quantidade de denuncias de corrupção e das más administrações, somadas a uma educação deficiente e incapaz de transmitir valores universais, o povo se sente abatido e às vezes pouco compelido a levar a sério e com o devido rigor aquilo o que concerne a idoneidade.

Entre os termos que podem ser listados como sinônimo de idoneidade podemos destacar: habilitação, competência, aptidão, capacidade, conveniência, perícia, habilidade, mérito, dignidade, bossa, disposição, suficiência, destreza, autoridade, proficiência, probidade, honesto, preparo.

Idoneidade Cadastral e Financeira

Idoneidade cadastral é um requisito para a obtenção de financiamentos. Antes de se fechar um acordo para a concessão de um financiamento, a financiadora faz uma análise da situação do cliente em relação ao seu compromisso com os seus credores, ou seja, a pessoa precisa comprovar que é comprometida em cumprir com aquilo que se predispôs a pagar e que não tem dívidas pendentes com nenhum tipo de instituição financeira ou comercial.

Essa análise, em um primeiro momento, verificará se todos os dados que o cliente apresenta em seu cadastro conferem. Se tudo estiver certo, passa-se à análise da idoneidade do cliente, onde serão verificados o histórico como pagador, de modo que a sua idoneidade poderá ser classificada de acordo com 4 categorias: Sem restritivos, significando que está tudo ok com o cliente; Alertas, quando o cliente apresenta algum atraso de pagamento no passado mais distante, sem comprometer gravemente sua reputação; Restritivos, significa que o cliente não vem cumprindo com suas obrigações como deveria; e Impeditivos, significa que o cliente tem problemas legais por falta de comprometimento com as suas dívidas.

Por último, temos a análise financeira que analisará se o cliente tem condições monetárias de mensalmente arcar com o pagamento de sua dívida.

O significado de Idoneidade está na categoria Significados