Significado de Igarapé

O que é Igarapé

Igarapé é um caminho percorrido por um rio ou canal de pequenas dimensões.

Esse nome é proveniente da língua indígena tupi-guarani e significa “caminho de canoa”. Os igarapés podem ser estreitos, ou simples linhas de água que separam duas ilhas, ou pode até mesmo surgir como uma divisória entre uma ilha e a terra firme.

A maioria dos igarapés são encontrados na bacia amazônica, na zona norte do país, e são muito utilizados para passagem de pequenas embarcações como barcos e canoas de pequeno porte. Isso porque geralmente são bem rasos, são caracterizados pelas águas escuras e geralmente passam pelo interior das matas.

Mesmo sendo considerados pequenos, os igarapés não deixam de ser muito importantes como via de transporte para pequenos barcos e transporte de moradores locais, além também de servirem para movimentar mercadorias para vendas, contribuindo dessa forma para economia local da região.

Conhecendo outros igarapés

  • Igarapé MG: também faz parte do grupo de municípios de Minas Gerais, localizado na região de Belo Horizonte, sua população gira em torno de 34851 habitantes e tem cerda de 110942 km² de área total.
  • Igarapé Grande: é um município do Estado do Maranhão, sua população no ano de 2015 estimava-se em 11.628 moradores. Este município atualmente tem um dos maiores rebanhos do centro de Maranhão e por conta disso é o principal polo leiteiro do Estado. Por se localizar no centro das políticas de planejamento de Médio Mearim e por sua importante posição estratégica, esse município é sempre muito beneficiado por investimentos na área de laticínios e pecuária.
  • Igarapé-Mirim: faz parte do Estado do Pará e é conhecido como a “Capital do Açaí”, justamente por ser o maior produtor e exportador mundial dessa fruta. Encontrado ao lado direito da margem do rio homônimo, na região fisiografia Guajarina. Igarapé-Mirim faz referência ao Rio Homônimo que banha a cidade e traduzindo da língua tupi, significa “caminho da pequena canoa”. Isso se dá pela junção: ygara (canoa), (caminho) e mirim (pequeno).
  • Igarapé do Meio: pertence ao Estado do Maranhão no Brasil, com a população do ano de 2010 estimada em torno de 12543 habitantes. Estando ligada a Santa Inês e Monção, na zona rural do Estado, onde também está instalado um dos maiores frigoríficos do município.
  • Igarapé- Açu: essa cidade está localizada a mais ou menos 110 km de distância do Estado do Belém, esse local teve um passado bonito e glorioso e em dias atuais poderiam facilmente ser um polo turístico na região de bragantina, isso se não fosse pela falta de planejamento e visão dos políticos no passado.                                                              

O significado de Igarapé está na categoria Significados