Significado de Iguaçu

O que é Iguaçu

Iguaçu é um termo que vem do idioma tupi-guarani e que significa água grande, onde “igua” pode ser traduzido como água e “açu” como grande. O nome iguaçu aparece na denominação de vários municípios, rios e outros pontos geográficos brasileiros.

O termo Iguaçu dá nome a um importante rio brasileiro que se localiza no estado do Paraná, marcando a divisa do Brasil com a Argentina, trata-se do Rio Iguaçu. É chamado também de Rio Iguaçu a um dos principais rios existente no estado do Rio de Janeiro.

No Rio Iguaçu do Paraná, encontra-se também as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, um conjunto que ultrapassa 275 cascatas, e que formam um espetáculo natural que atrais turistas de todo o mundo. As cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, que se localiza na divisa entre o Brasil e a Argentina. Elas são consideradas um Patrimônio Natural da Humanidade.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas no município de Foz do Iguaçu, importante cidade do extremo oeste paranaense, conhecida não só por ser a cidade onde se encontram as cataratas, mas também como um importante centro comercial movimentado graças ao grande fluxo de turistas e por sua proximidade à Ciudad del Este, importante cidade comercial do Paraguai.

Entre os munícipios que possuem em seu nome o termo Iguaçu, temos: Boa Esperança do Iguaçu/PR, Nova Iguaçu/RJ, Cruzeiro do Iguaçu/PR, Nova Iguaçu de Goiás/GO, Nova Prata do Iguaçu/PR, Porto Iguaçu (Argentina), Quedas do Iguaçu /PR, Rio Bonito do Iguaçu /PR, São Miguel do Iguaçu/PR, São Pedro do Iguaçu/PR e Serranópolis do Iguaçu/PR.

O significado de Iguaçu está na categoria Significados