Significado de Ikebana

O que é Ikebana

Ikebana é um termo em japonês: 生け花. Essa palavra, literalmente, significa “vivificação floral” ou “flores vivas”.

O que é ikebana

O significado de Ikebana é bastante bonito e por isso mesmo foi a palavra escolhida para designar uma espécie de arte japonesa que é feita com arranjos florais. Essa arte não é aleatória, mas possui diversas regras e simbolismos.

Os arranjos ikebana são utilizados na decoração de altares religiosos e também como ofertas religiosas. Um ikebana é composto por folhas, flores, frutos, plantas secas e galhos.

Embora seja vista como uma arte japonesa, pois foi nesse país que o ikebana realmente se popularizou e se desenvolveu, na verdade o ikebana surgiu na India, como arranjos dedicados a Buda.

Enquanto o ikebana ocidental privilegia o colorido e o tamanho, o japonês foca na linearidade, numa harmonia do conjunto, englobando ritmo e cor.

No ikebana tudo possui significado, os caules, as flores, as folhas e os ramos. Os itens remetem, de maneira simbólica, à terra, ao céu, à humanidade. A oferta a Buda é feita como um sinal de respeito a ele e aos ensinamentos que deixou.

Embora o ikebana original tenha surgido como um ato religioso e como uma oferta, ao longo do tempo surgiram diversos estilos da arte e, para atender a demanda, surgiram associações de pessoas que confeccionam ikebanas. Essas pessoas tem uma tradição espiritual que faz com que produzam ikebanas de acordo com a tradição artística.

Há diversos estilos de ikebana, dentre eles: ikenobo, sogetsu, ohara e sanguetsu.

O ikebana ikenobo é o mais tradicional, decorado com galhos. É dedicado aos deuses. O ikebana sogetsu está entre os estilos mais recentes, tendo adeptos ocidentais como a Princesa Diana e a Rainha Elizabeth II, que participaram de aulas para aprender a técnica. O ikebana ohara é realizado com flores e galhos uns sobre os outros.

Ikebana Sanguetsu

O ikebana Sanguetsu foi criado por Mokiti Okada, que desenvolveu técnicas que se baseavam em filosofia, política, medicina e também em economia para apresentar propostas para o desenvolvimento social de modo integrado.

O princípio básico do ikebana sanguetsu é o respeito pela natureza, o que leva à utilização de materiais sem modificação, dando ao arranjo um ar mais natural e harmonioso.

O significado de Ikebana está na categoria Significados