Significado de Ilação

O que é Ilação

Ilação pode ser o mesmo que inferência, suposição, dedução. Pode-se dizer que ilação é o ato de se atingir determinada conclusão sobre algo a partir de certos dados, fatos, raciocínios ou princípios. Ou ainda formular uma hipótese coerente sobre algum assunto; ilação é deduzir alguma coisa através do raciocínio. O termo ilação vem do latim illatiŏne, palavra que pode ser traduzida como “ação de elevar”.

Faz uma ilação quem chega a uma conclusão tendo como base dados coletados e observados, que permitem construir suposições utilizando-se o raciocínio lógico; fazer uma ilação é formular uma tese, simples ou complexa, a respeito de um assunto dado. Pode-se dizer que ilação é o que se deduz tendo outra coisa como base; ilação pode ser sinônimo de conclusão ou dedução.

Em estatística, ilação é um dado probabilístico acerca de uma população específica, recolhido a partir de outros dados oriundos de uma pequena parte da população sobre a qual o estudo é feito.

Ilação ou Inferência

Em lógica, ilação é o mesmo que inferência, uma operação mental em que se admite uma conclusão como verdadeira depois de se verificar que as premissas que a sustentam são reconhecidamente verdadeiras. Ilação é assim uma conclusão que deriva de premissas aceitas como verdadeiras, e que pode seguir em seu raciocínio por duas linhas de pensamento diferentes a dedução ou  indução.

Contudo, do ponto de vista da lógica, uma ilação pode estar correta e não ser necessariamente verdadeira. Isso porque ilação refere-se a um operação lógica, e não ao conteúdo dessa operação. Assim, uma ilação pode se basear em premissas falsas e chegar com isso é uma conclusão falsa, mas ainda assim ser uma ilação correta, pois seguiu a logica em seu proceder.

O significado de Ilação está na categoria Significados