Significado de Imigração E Emigração

O que é Imigração E Emigração

Imigração e Emigração são como duas faces da mesma moeda, fenômenos sociais que descrevem a movimentação de grupos humanos de uma região a outra do globo terrestre. Imigração é o nome do movimento de chegada desses grupos a novos territórios, mais precisamente a um novo país; e emigração é o nome do movimento de saída desse grupos de seu local de origem, mais especificamente de seu país.

Os fenômenos de imigração e emigração são bastante comuns ao longo da história, e no século XXI têm sido intensos, especialmente nas regiões do Oriente Médio, afetadas por guerras, legando ao mundo contingentes imensos de refugiados que são obrigados a deixar seu país (emigrar), buscando refúgio em locais diferentes no mundo, causado crises humanitárias, incidentes diplomáticos, inflamando discursos conservadores e xenofóbicos, causando muita dor e sofrimento a esses que chegam em novos países, ou seja, aos imigrantes.

A história do mundo seria muito diferente não fossem os recorrentes fenômenos de imigração e emigração. O homem, por exemplo, só se espalhou pelo mundo por que há milhares de anos, o rústico descendente do homem atual que habitava a África resolveu emigrar em busca de melhores locais para a sua sobrevivência, e a partir disso espalhou-se com sua imigração para a Ásia e Europa.

A América foi toda habitada por levas de imigrantes. Primeiro vieram habitantes da Ásia e da Oceania, que emigraram para o continente, e, aos poucos, formaram uma cultura própria com características especificas. Essas características culminaram em um tipo humano que se espalhou por todo o continente e que constituiu grandes civilizações em meio as florestas da América do Sul e Central. Quando os Europeus descobriram o novo continente e passaram a imigrar pra ele, deram o nome a esses povos de índios.

Saldo Migratório

Quando calculada a proporção entre imigração e emigração acontecida em um país em determinado período de tempo, chega-se ao chamado saldo migratório. Consiste esse saldo migratório na diferença quantitativa entre os dois fenômenos, ou seja, quando chegam mais pessoas para viver em um país do que saem dele, dizemos que temos um saldo migratório positivo, as imigrações são maiores que as emigrações. Quando a situação é inversa, mais emigrações do que imigrações, teremos um saldo migratório negativo.

Migração, Imigração e Emigração

As palavras migração, imigração e emigração, por serem escritas de maneira parecida e por se referirem a fenômenos parecidos que se relacionam entre si, causam bastante confusão. Mas é simples distingui-las quando marcamos que imigração é o fenômeno da chegada a outro país, emigração é o movimento de saída e migração é qualquer movimento em que um indivíduo ou grupo de pessoas realize com vistas a se mudar de um lugar para outro, seja de um país para o outro ou mesmo dentro do seu próprio país ou região. Assim, imigração e emigração são ambos fenômenos de migração.

Imigração e Emigração no Brasil

O Brasil deve muito das realizações de sua história à imigração ocorrida no país, especialmente a partir do século XIX, quando alemães, italianos, ucranianos, poloneses, japoneses entre outros dirigiram-se pra cá em busca de melhores condições de vida notadamente para as regiões sudeste e sul.

No quesito emigração, o Brasil também tradicionalmente tem visto muito de seus cidadão emigrarem para outros países em busca de oportunidade e outros estilos de vida. De modo que brasileiros são muito encontrados em países como EUA e Inglaterra, bem como por toda a Europa e também na Ásia.

O significado de Imigração E Emigração está na categoria Significados