Significado de Imprevisto

O que é Imprevisto

Imprevisto é um substantivo de dois gêneros, proveniente do verbo prever que, por sua vez, vem do antigo latim, “praevidere”, com o significado de ver com antecedência.

O que é imprevisto?

Imprevisto é um termo usado para qualificar um acontecimento não previsto, algo inesperado ou surpreendente. Assim, um imprevisto é algo que pode ter acontecido à revelia, que não estava sendo esperado.

Um acontecimento imprevisto independe da vontade que temos, acontecendo fora do que estamos planejando, apresentando-se sem dar sinais de que irá acontecer, sem que seja anunciado. Na nossa vida atual, que é bastante corrida em virtude de trabalho e de obrigações sociais e particulares, o imprevisto é algo corriqueiro, uma desculpa até mesmo bastante utilizada quando pretendemos não cumprir com um compromisso, informando que “ocorreu um imprevisto”.

Muitas vezes, no entanto, os imprevistos acontecem de forma real e palpável, atrapalhando os planos que temos, como acontecimentos que fogem ao nosso controle, determinados por forças estranhas ao nosso poder de manipulá-las, como nos casos de doença, por exemplo.

Um imprevisto pode atrapalhar nossos planos, mas sempre nos deixa com a obrigação de apresentar as razões para que não tenhamos cumprido com nossos compromissos e, embora possam acontecer, não devem deixar que nós nos furtemos às responsabilidades.

Uma dúvida frequente com relação ao termo imprevisto é com sua forma correta de grafia. O prefixo “im” é indicativo de negação, de contrário, de privação, sendo usado para palavras como imprevisto, imprescindível, impropério e outras. O correto é escrever imprevisto, lembrando que a forma emprevisto não está correta.

O significado de Imprevisto está na categoria Significados