Significado de In Verbis

O que é In Verbis

In Verbis é uma expressão utilizada no meio jurídico. Ela é derivada do latim e significa “nestas palavras” ou nestes termos”.

Na linguagem jurídica é muito comum o uso de termos em latim com base principalmente no Direito Romano. Eles são utilizados em vários textos, como em petições, documentos de defesa, argumentos e em sentenças proferidas pelo juiz.

In verbis é uma expressão bastante empregada na área de Direito para fazer certas transcrições textuais, como em artigos de lei ou em decisões judiciais.

Normalmente, essa expressão é utilizada por advogados em citações jurídicas para demonstrar que o conteúdo que está sendo reproduzido é fidedigno ao que está sendo falado, ou seja, que o texto está sendo reproduzido “nestes termos” ou com as mesmas palavras, ou seja, a citação se refere literalmente ao que está sendo verbalizado.

In verbis ou ipsis litteris

In verbis e ipsis litteris são expressões utilizadas para citar a fala ou a escrita de outra pessoa. Às vezes, as mesmas costumam gerar confusões, pois seus significados são bem parecidos.

Veja abaixo a diferença entre ambas:

In verbis quer dizer “pelas mesmas palavras”, isso quer dizer que só deve ser usada quando fizer uma referência na linguagem oral.

Ipsis litteris quer dizer “pelas mesmas letras”. Nesse caso, deve ser utilizada somente na escrita, ou seja, na reprodução literal de um texto.

O emprego de qualquer uma das expressões depende da forma como está sendo feita a citação, ou seja, se for oral, a expressão in verbis em itálico deve ser incluída antes da citação. Se for por escrito, o mesmo deve ser feito, porém é usada a expressão ipsis litteris.  

O significado de In Verbis está na categoria Significados