Significado de Indômita

O que é Indômita

Indômita é o adjetivo feminino que designa a qualidade daquela que não se deixa domar, pode ser a circunstância ou pessoa difícil de vencer, de subjugar, de fazer mudar de opinião. Um bom sinônimo para indômita é a palavra indomada.

De forma geral, indômita está ligado a algo selvagem. Uma égua criada solta torna-se uma égua indômita, que traz consigo a característica de um animal selvagem. Um continente ou região também podem ser considerados terra indômita, uma terra difícil de se explorar, de difícil acesso, inóspita. A floresta amazônica é uma das regiões mais indômitas do planeta Terra.

Num outro sentido, podemos utilizar a palavra indômita como sinônimo de soberba ou arrogância. Uma mulher que menospreza os outros, que se comporta de maneira ensope, que demonstra por palavras e gestos que se sente espacial ou superior perante os demais, pode ser considerada uma mulher indômita.

Entre os sinônimos de indômita podemos alencar alguns como: mal-educada, mandona, insolente, prepotente, orgulhosa, imperiosa, insubmissa, indócil, petulante, arisca, presumida, convencida, malcriada, intrometido, abusada, dominadora, dogmática, despótica, déspota, autoritária, temerária, ousada, intrépida, destemida, audaciosa e etc.

Bravura Indômita

Bravura Indômita é o nome de um filme lançado em dezembro de 2010, escrito e dirigido pelos irmãos Coen, numa adaptação do romance de Charles Portis escrito em 1968. O filme é no estilo faroeste e tem no elenco nomes como Jeff Bridges, Hailee Steinfeld e Matt Damon.

O filme é narrado por uma garota que, aos 14 anos, vê seu pai sendo assassinado por um ajudante, evento que dá a tônica para todas as aventuras que constituem a trama.

O significado de Indômita está na categoria Significados