Significado de Inerente

O que é Inerente

Inerente é uma palavra que chega até a língua portuguesa a partir de uma forma de particípio da língua latina: inhaerens. A palavra latina inhaerens é formada pelo prefixo in e pelo verbo haerere. Literalmente, o particípio inhaerens quer dizer “aquilo que está dentro de forma permanente”.

A tradução da palavra inerente do português ao inglês possui bastante semelhança com a forma original latina. Para dizer que algo é inerente, em inglês, usa-se a palavra inherent.

O significado de inerente é relacionado a algo que está ligado de forma inseparável ao ser, entendendo-se ser como “ser existente” e não apenas o ser humano.

Aquilo que está intrínseco está intimamente relacionado, é específico e até mesmo peculiar. É uma característica interna inegável e imutável. No caso do ser humano, algo que nos é inerente nasce conosco, não é uma habilidade ou característica que possa ser adquirida ou aprendida ao longo da vida. Por exemplo, é inerente do ser humano a sensação de fome. Ou seja, não se aprende ou desaprende a sentir fome, é algo que está intrínseco. Assim como é inerente, nas águias, o voo e nos peixes, o nado.

O termo inerente também pode fazer referências a atividades ou funções. Neste caso, o que é inerente de uma atividade ou função são suas responsabilidades e suas obrigações, assim como os direitos e benefícios que vêm atrelados a ela.

É de uso bastante recorrente a expressão “risco inerente”. Essa expressão é utilizada para indicar a forte probabilidade de ocorrerem irregularidades, equívocos, erros ou anomalias que possam comprometer determinada atividade. O risco inerente deve ser diagnosticado e remediado ou consertado para que não ocorra.

É comum ouvir falar de risco inerente em contexto de auditoria de empresas. Neste caso, a expressão faz referência a erros que podem ocorrer em tarefas humanas simples, como uma contagem de inventário, por exemplo.

O ser humano possui diversos sentimentos inerentes. O mais basal deles é o instinto de sobrevivência, mas existe ainda o cuidado, o ciúme, o amor, a felicidade, a tristeza. Essas emoções estão intrínsecas, são inerentes.

O significado de Inerente está na categoria Significados