Significado de Infância

O que é Infância

Infância é o período inicial da vida de uma pessoa. A infância vai do nascimento até os doze anos incompletos, quando na entrada da puberdade a criança se torna um adolescente. É o período da vida onde ocorrem grandes e rápidas mudanças físicas, emocionais e comportamentais. É nas experiências da infância que o sujeito vai fundamentar sua personalidade.

A infância é tema na literatura, como no poema “Infância” de Carlos Drumond de Andrade e no romance A Infância de Jesus, de J.M. Coetzee, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 2003. Também é objeto de dedicação no cinema, como no filme Infância Roubada (2005) que faz um retrato dramático da infância perdida de crianças em situação de risco social.

Principais Desenvolvimentos na Infância

​​Primeira Infância (0 – 3 anos)

Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma taxa de desenvolvimento bastante acentuada. Logo nos primeiros meses o cabelo cresce bastante e os primeiros dentes já aparecem. O aumento de peso e tamanho é estrondoso. Neste período, a criança é completamente dependente de seus cuidadores, desde a sua alimentação até sua higiene e locomoção. A criança nesta idade não percebe que faz parte de um mundo maior do que si mesma, existe a presente de um egocentrismo muito acentuado, onde tudo que ocorre está imediatamente associado a si. Entre o primeiro ano o terceiro ano há um grande desenvolvimento das habilidades da fala e o aumento do vocabulário é notório.

Segunda Infância (3 – 6 anos)

Os primeiros anos do desenvolvimento são marcados pelo aumento da independência da criança. Esta relativa independência é muito importante nesta fase, já que normalmente a criança começa a ir para a creche ou escola. A criança também abandona um pouco do mecanismo egocêntrico e passa a identificar seu lugar no ambiente que é composto por outras pessoas. Uma característica interessante desta fase é o processo de identificação, no qual a criança aprende a moldar seu comportamento com base na observação de pessoas adultas e assim ocorre o aumento de seu repertório comportamental.

Terceira Infância (6 – 12 anos)

Nesta fase, a criança começa a ter mais clareza quanto a questão dos valores e há o desenvolvimento da noção do certo e do errado. Ela já aprendeu que existem padrões comportamentais aceitos e não aceitos e passa a se amoldar a eles. Na escola, a criança começa a dar muito valor às amizades. Após o oitavo ano, a criança passa pelo aumento da capacidade de fazer abstrações complexas, sendo capaz de elaborar questionamentos cujas respostas não são simples. Ao final desta etapa, a criança entra num período de transição entre a infância e adolescência: chamado pré-adolescência, momento este em que mudanças hormonais começam a acontecer e o corpo dos pré-adolescentes começa novamente a sofrer mudanças.

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