Significado de Infarto

O que é Infarto

Infarto é um substantivo masculino. O termo vem do Latim in-, que significa “em”, mais fartus, que quer dizer “colocar em, encher”.

O que é Infarto:

O significado de Infarto, também conhecido como ataque cardíaco ou enfarte, é a interrupção do fornecimento de sangue ao coração. Como os vasos sanguíneos não conseguem transportar o sangue para o coração, os tecidos perdem oxigênio e morrem.

Além disso, o infarto é também chamado pelos médicos de “infarto agudo do miocárdio”, podendo ser fatal – ser ocorrer um tratamento apropriado, poderá ser evitado alguns danos significativos no músculo cardíaco.

Infarto Agudo do Miocárdio

O infarto agudo do miocárdio, ataque cardíaco ou mesmo somente infarto – independentemente do nome – é uma doença cardiovascular que, juntamente com várias outras relacionadas, está entre as maiores causadoras de mortes no mundo.

Como comentado, este problema acontece quando uma ou mais artérias (as conhecidas artérias coronárias) são obstruídas de forma súbita e intensa por um coágulo de sangue, interrompendo o transporte de oxigênio para o coração. Este coágulo é formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) que já existe na parede interna da artéria.

Ocorre, a partir daí, a morte das células de uma parte do músculo do coração, por conta do transporte insuficiente de oxigênio para o órgão.

A presença de placas de gordura no sangue é denominada de aterosclerose (placa de colesterol).

Outra causa do infarto se dá em relação a uma contração súbita da parede de uma artéria coronária, podendo ser capaz de interromper o fluxo sanguíneo a uma parte do músculo cardíaco – um exemplo que pode causar tal espasmo seriam as drogas. Ainda, pode ocorrer por conta de uma ruptura na artéria do coração, bem como de coágulos que foram transportados de outras partes do corpo pelo próprio sangue.

Casos de pressão arterial muito baixa também pode ocasionar infarto, afinal o fluxo do sangue é diminui de maneira severa.

A dor do infarto pode ser típica ou atípica. O sintoma principal seria a dor no meio do peito, em forma de aperto, que se espalha para o braço esquerdo e vem acompanhada de sudorese, palidez e náusea.

O infarto agudo do miocárdio pode acontecer em qualquer hora – uma pessoa pode estar trabalhando, praticando exercícios, tomando banho ou mesmo descansando – podendo acontecer subitamente ou demorar algumas horas (ou mesmo alguns dias!) para aparecer algum sinal que algo está errado.

Por isso, é essencial procurar auxílio médico imediato.

Tipos de Infarto

O infarto pode se classificar em dois tipos: Infarto Branco e Infarto Vermelho.

            Infarto Branco

Chamado também de Infarto Anêmico ou Isquêmico, o infarto branco é a área de necrose de coagulação provocada por obstrução arterial.

Os órgãos que são comumente atingidos são os rins, o baço, o coração e o cérebro.

            Infarto Vermelho

Já o infarto vermelho (conhecido também como Infarto Hemorrágico) é a área de necrose edematosa e hemorrágica que ocorre tanto por obstrução arterial como venosa.

Os órgãos que são comumente atingidos são os pulmões.

O significado de Infarto está na categoria Significados