Significado de Infelizmente

O que é Infelizmente

Infelizmente é uma palavra que, morfologicamente, é classificada como advérbio de modo. Ela é formada a partir de um processo de prefixação e sufixação.

A palavra original, feliz, vem do latim “felix”. O prefixo in- indica negação e o sufixo –mente é o indicativo de advérbio de modo.

O que é Infelizmente

O significado do advérbio infelizmente é indicar que algo aconteceu de maneira triste, desagradável, lamentável. Em resumo, de modo infeliz.

Muitos têm dúvidas quanto à grafia do advérbio infelizmente, sem saber se o modo correto de escrever é infelizmente ou infelismente. Como a letra z e a letra s podem possuir o mesmo som, muitos escrevem a palavra de maneira equivocada. A dúvida é fácil de ser tirada quando se sabe que o advérbio vem da palavra feliz e, por isso, é grafado com a letra z.

Em inglês utiliza-se a palavra unfortunately. Unfortunately é o equivalente a infelizmente, sendo o sufixo –ly o responsável, em inglês, por identificar que a palavra pertence à categoria dos advérbios de modo. Um exemplo: “Well, my dear, unfortunately, we’ll have to go”. A tradução da frase para o português é: “Bem, minha querida, infelizmente nós teremos que ir”.

O significado de Infelizmente está na categoria Significados