Significado de Inferir

O que é Inferir

Inferir é um verbo transitivo que chega até a língua portuguesa derivada do verbo latino infero. Este verbo é composto pelo prefixo in- e pelo verbo fero; Literalmente, infero é “levar para dentro”.

O que é Inferir

Ao chegar ao português, o significado de inferir não permaneceu idêntico ao significado do in + fero latino. Mesmo no latim, infero não era tomado em significado literal, mas com o sentido de chegar a uma conclusão através da observação. Assim, inferir quer dizer deduzir ou concluir.

Inferir é chegar a uma conclusão final através da realização de deduções.

Inferir é uma das habilidades que se espera de alunos de português nas escolas, por isso, é frequente encontrar em questões de interpretação de textos, perguntas que exijam do aluno dedução com base na apresentação de alguns fatos. Espera-se que o estudante seja capaz de relacionar os fatos e inferir uma informação implícita em um texto.

Também é possível inferir o sentido de uma palavra ou expressão, assim, no dia a dia, ao nos depararmos com uma palavra desconhecida, não é necessário ir ao dicionário, basta prestar atenção no contexto no qual a palavra foi usada para conseguir inferir seu significado.

Também na área jurídica fala-se muito em inferir, pois nem sempre tudo está documentado e claro, assim, muitas vezes faz-se necessário inferir algo.

 

O significado de Inferir está na categoria Significados