Significado de Infraestrutura

O que é Infraestrutura

Infraestrutura é um substantivo feminino. O termo é uma junção do prefixo infra-, de origem latina e que se refere a um lugar ou posição inferior, + estrutura, do verbo latino struere, que quer dizer “amontoar, reunir, empilhar, erguer, criar”.

O significado de Infraestrutura é o suporte de uma estrutura, ou seja, é a estrutura invisível que suporta uma construção.

A infraestrutura urbana se refere ao conjunto de obras ou serviços públicos que compõem espaço em um determinado ambiente urbano. No caso, exemplifica-se a rede de energia elétrica, a rede de esgotos, rede de gás, entre outros.

De toda forma, a palavra infraestrutura pode ser usada para designar qualquer base de uma sociedade, de um sistema, de uma organização, etc.

Por exemplo: “Ocorreram atualizações na infraestrutura de TI.”

Existe a infraestrutura verde que consiste em redes multifuncionais de elementos permeáveis e vegetados, com o objetivo de reestabelecer os processos naturais e culturais para uma melhor qualidade de vida, além de reduzir a imagem “cinza” dos grandes centros urbanos.

Por extensão, a infraestrutura é um termo que traz a ideia de toda uma série de benefícios que dão valor a uma obra, um serviço, uma construção, etc.

Por exemplo: “Além de ser localizado na avenida, o valor do apartamento era alto por conta da infraestrutura de máxima qualidade.”

Na área da Filosofia, infraestrutura é o conjunto das relações econômicas de produção que definem a organização e ideologia das distintas sociedades. Já na Sociologia, Karl Marx foi além e conceituou a infraestrutura como um fenômeno econômico que suporta qualquer sociedade.

Nesse caso, as infraestruturas seriam o alicerce das superestruturas, isto é, estruturas ou instituições que estariam relacionadas com vários âmbitos, como o caso da religião, da filosofia, do direito, entre outros.

Infraestrutura ou infra-estrutura

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico instituído em 2009, a forma correta de escrita da palavra é infraestrutura. Anterior a esse ano, aceitava-se a grafia “infra-estrutura”, no entanto, atualmente ela é considerada incorreta.

Conforme as novas regras, o hífen é utilizado quando o prefixo terminar com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra iniciar com “h”. Em situações que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com vogal diferente, mantêm-se ambas unidas. Se fossem a mesma vogal, ocorreria o uso do hífen.

Infraestrutura Sinônimos

Os sinônimos de Infraestrutura são:

  • Base de uma organização,
  • Base de uma sociedade,
  • Parte inferior de uma construção,
  • Parte inferior de uma estrutura,
  • Serviços básicos de uma sociedade,
  • Suporte de uma edificação.

O significado de Infraestrutura está na categoria Significados