Significado de Insight

O que é Insight

Insight é uma palavra importada da língua inglesa para o português. Sua formação surgiu a partir da junção da palavra sight com a preposição in. Ao pé da letra, o significado de insight é “vista de dentro” ou “olhar por dentro”.

A palavra insight é utilizada – tanto em português quanto em inglês com o significado de intuição, de epifania, de discernimento, de compreensão ou de entendimento repentino de algo ou de uma situação.

Na religião, o insight pode ser visto como uma espécie de revelação divina, um esclarecimento que um ser divino concede a um ser humano para que entenda aquilo que está escondido, obscuro ou disfarçado. Neste caso, o insight acaba sendo uma espécie de solução que surge de forma repentina na mente das pessoas

Insight na Psicologia

No ramo da psicologia, a palavra insight é utilizada para designar a capacidade que um ser humano possui de desenvolver introspecção e autoconhecimento, ou seja, o insight é a habilidade que um indivíduo desenvolver de se ver e julgar suas ações de maneira objetiva, como se fosse outra pessoa.

O insight na psicologia também pode indicar uma compreensão repentina e intuitiva de um fato ou situação. Ainda, o termo pode também ser utilizado para definir a perspicácia e o discernimento que ocorrem decorrentes de uma visão intuitiva a respeito de coisas que, em geral, estão encobertas ou escondidas.

A psicologia considera o insight, de forma resumida, como sendo a capacidade mental que um indivíduo tem de resolver problemas, em especial seus próprios problemas emocionais.

O significado de Insight está na categoria Significados