Significado de Intervenção

O que é Intervenção

Intervenção é a ação de quem interfere, interrompe, intercede ou intervém. O termo intervenção é um substantivo feminino e na língua portuguesa pode ser usado em diversos contextos diferentes.

O que é Intervenção

Quem faz uma intervenção age de modo a modificar, alterar, reordenar alguma coisa. Uma intervenção é uma ação que não passa desapercebida, ela sempre trás algum tipo de mudança significativa.

Na medicina, o termo intervenção aparece como um sinônimo de procedimento cirúrgico ou operação. Numa intervenção cirúrgica, os médicos agem de modo a alterar uma situação que é nociva ou prejudicial ao paciente, removendo um tumor ou corrigindo um órgão ferido, por exemplo.

Podemos também entender intervenção como uma influência exercida em determinado contexto a fim de alterá-lo, criando um contexto novo ou subtraindo-se dele um resultado diferente do que aquele que se produzia antes da intervenção.

Num contexto geopolítico, o termo intervenção pode ser usado para designar o procedimento militar em que um exército viola a soberania de um estado independente, como fez os Estados Unidos invadindo o Afeganistão e o Iraque.

Às vezes, uma família se reune a fim de promover uma intervenção para tentar ajudar um de seus membros com algum tipo de problema grave. Em geral, pessoas que sofrem de alcoolismo ou de vício em drogas e não conseguem sair da situação por conta própria, só se recuperam quando familiares e amigos promovem uma intervenção com a pretensão de decidir pela pessoa problemática qual deverá ser o seu futuro. Assim buscam aconselhamento e tratamento especializado a despeito da vontade manifesta do membro dependente químico.

Intervenção Federal

O direito constitucional identifica uma intervenção federal como sendo uma interferência em assuntos de um Estado de tal modo que este perde sua independência. O exemplo mais comum de intervenção federal é aquela em que o poder federal age de modo a substituir um prefeito ou governador. A intervenção federal é uma competência exclusiva do presidente da República.

Uma intervenção federal é um procedimento jurídico político raro, previsto no artigo 34 da Constituição Federal, e que é declarada quando a integridade nacional está ameaçada ou quando existem incidentes consideráveis de desordem pública.

Intervenção Artística ou Urbana

De um ponto de vista artístico, intervenção é uma ação que mistura teatro com outras manifestações artísticas, como arte moderna, literatura, artes plásticas ou música, por exemplo, e que se executa em centros urbanos afim de promover alguma conscientização acerca de algum tema ou para trazer arte e cultura para os cidadãos de uma forma direta e fora do comum.

O significado de Intervenção está na categoria Significados