Significado de inventário

O que é inventário

Inventário é um documento utilizado em arquivos contabilísticos compostos por uma relação de bens de propriedade de alguém, uma pessoa, empresa ou comunidade. Um inventário não precisa constar informações sobre preços ou outras características dos bens listados nele, mas sim apenas da presença registrada de cada item. Porém, inventários mais complexos e profissionais constam uma série de informações de cada item registrado, para maior controle.

O inventário é, também, uma maneira de manter um registro que possibilita que as pessoas saibam exatamente o estoque existente dentro da empresa ou de uma casaa qualquer momento, com uma simples consulta.

O inventário possui a função de controle de balanço real em uma empresa contemporânea.

Em vários países, as empresas possuem a obrigatoriedade de manter um inventário atualizado de seus bens para auxílio em termos de administração fiscal. Adulterar ou passar informações falsas nesses inventáriosécrime.

Outra função do inventário em muitas empresas é de determinar o que chamamos de liquidez da empresa (o seu valor e recursos) em caso de separação dos sócios. Além disso, um inventário ainda permite que se determinem quais os lucros e os prejuízos de um determinado empreendimento por um determinado tempo.

Atualmente, o uso de inventários é utilizado com diversas aplicações na vida cotidiana das pessoas, com o seu uso mais preciso em lojas e supermercados que registram todos os produtos existentes num inventário global e registram também cada item vendido, horário, valor e afins.

Inventário e Partilha

Em termos jurídicos, quando há a morte de alguém, é obrigatória a realização de um inventário, ou seja, de uma lista com todos os bens que essa pessoa possuía para formalizar e iniciar o processo de partilha desses bens entre os seus herdeiros ou aqueles que se qualificam como tal.

O inventário de partilha de herança pode ser feito de duas formas: a forma judicial e a forma extrajudicial.

No inventário judicial, essa relação de itens e bens é formalizada com a supervisão de um juiz de direito. Essa alternativa existe para lidar com ocorrências quando os herdeiros da partilha não conseguem chegar a um acordo ou talvez sejam menores de idade. Ainda há a possibilidade de o próprio falecido determinar essa partilha através de seu testamento.

A segunda possibilidade, o inventário extrajudicial, é uma solução mais rápida, sendo feita pelos herdeiros de maneira extrajudicial e só formalizada em um cartório através de uma escritura pública.

Inventário Florestal

O termo inventário florestal é designado para um registro detalhado das espécies de plantas existentes em uma determinada localidade.

Esse documento contém também certas informações como altitude, cobertura vegetal, declive de terreno e outros dados geográficos e botânicos.

O significado de inventário está na categoria Significados