Significado de IXOYE

O que é IXOYE

IXOYE é um acróstico formado a partir de palavras gregas e o seu significado é Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador ao mesmo tempo a palavra significa peixe se traduzida do grego para o português sendo, portanto, o nome de um símbolo cristão.

As letras gregas que formam IXOYE correspondem ao seu significado em português da seguinte forma: “I” equivale a Jesus, “X” a Cristo, “O” equivale a Deus, “Y” é Filho e finalmente o “E” equivale a Salvador. Em letras minúsculas IXOYE é escrito icthus, sendo que no grego elas se escrevem ΙΧΘΥΣ  e ἰχθύς respectivamente.

No grego, temos a seguinte relação: Ιησους ou Iesous, equivale a Jesus, sendo que o nome da primeira letra grega que forma o acróstico é “iota”; Χριστóς ou Xristos, equivale a “Cristo” e o nome da letra correspondente no acróstico é “chi”; Θεοῦ ou Theou, traduz-se como “Deus” e o nome da letra correspondente é “theta”; Υἱός ou Yios, traduz-se como “Filho” e o nome da letra correspondente  é “upsilon”; e finalmente Σωτήρ ou Sotare, traduz-se como “Salvador” e o nome da letra correspondente  é “sigma”.

Um acróstico é uma construção textual onde as primeiras letras de determinadas palavras dispostas em linhas diferentes ou parágrafos equivalem a uma sigla identificada verticalmente.

O termo IXOYE ou icthus também significa peixe, e o peixe é um dos símbolos do Cristianismo mais antigos, sendo usado para identificar cristãos desde da origem da religião, assim como a cruz. Muitas vezes os cristãos originais preferiam usar o peixe como símbolo ao invés da cruz, pois era um símbolo mais difícil de identificar como cristão e assim mais seguro, dada as perseguições sofridas por estes na época.

O significado de IXOYE está na categoria Significados