Significado de Jah Bless

O que é Jah Bless

Jah bless significa “Deus abençoe”, esta é uma expressão bastante utilizada pelos rastafáris jamaicanos. Jah é a redução de Javé ou Jeová na religião dos rastafáris e significa “Deus”. Já o termo Bless vem do inglês é significa “abençoe”.

Jah é um termo que aparece em algumas escrituras gregas, assim como em escrituras hebraicas há milhares de anos. Na Bíblia Sagrada, o termo Jeová é utilizado em lugar do termo Jah.

Os membros do culto religioso rastafári nomearam Hailê Selassiê como a figura de Jah na Terra. Tal fato ocorreu em 1930, quando ele foi aclamado Imperador da Etiópia, vindo a falecer no ano de 1975.

Jah bless you é muito usado pelos fiéis para saudar os amigos que fazem parte do mesmo círculo religioso e da cultura jamaicana. É uma benção oferecida para que a pessoa carregue paz e proteção.

O movimento rastafári surgiu no século XX e sua origem teve como base a interpretação de uma profecia da Bíblia. Ele foi difundido pelos trabalhadores e camponeses descendentes de africanos.

Jah bless também é titulo da canção de Ziggy Marley, filho do cantor Bob Marley, um dos maiores representantes da cultura Jamaicana e do Reggae. Bob Marley faleceu em 1981 devido a um câncer bastante agressivo.

A canção de Ziggy tem como principal objetivo trazer mensagens de paz, amor e de uma sociedade justa, onde todos têm o direito de se expressarem livremente, além do respeito à natureza e o orgulho de sua raça.  

O rapper brasileiro Jamés Ventura lançou em 2015 seu segundo álbum intitulado de “Jah bless Ventura”, que traz uma mistura de rap e reggae em dezessete faixas de muito ritmo e originalidade.

Há no Brasil a chamada Jamaica brasileira, localizada no Maranhão. É o lugar onde esse estilo de vida faz parte da cultura popular.

O significado de Jah Bless está na categoria Significados