Significado de Jaz

O que é Jaz

Jaz é uma palavra que está na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo jazer e tem origem no latim jaceo + ere, que se refere a “estar estendido”, “estar na cama doente”.

Já na Língua Portuguesa, o termo jaz provém do verbo jazer que significa ou ainda “estar morto” ou “sepultado”. Jaz tem significado também no ambiente jurídico, com a expressão “estar jacente”. A palavra jaz também pode se relacionar com o ato de estar situado no sentido de ficar, permanecer e pode ainda representar algo que está fundado ou apoiado em outra coisa.

A palavra jaz tem como sinônimo os seguintes termos

  • Descansa, dorme, repousa (no sentido de estar morto);
  • Situa-se, encontra-se, localiza-se, está (no sentido de estar em um determinado lugar);
  • Fundamenta-se, baseia-se, funda-se, assenta-se, firma-se, apoia-se (relacionado a ter como base ou fundamento);

Jaz em inglês tem três palavras que podem corresponder a nossa língua de forma literal: “lay”, “rest” e “lies”.

O que é jaz

A palavra jaz, portanto, tem bastante proximidade com a morte. É bastante comum, inclusive, nas lápides dos cemitérios ter a inscrição “aqui jaz” acompanhada de alguma mensagem de carinho ou mesmo elogiosa, indicando que ali está sepultada uma pessoa querida, com feitos importantes. Por exemplo: Aqui jaz um homem que fez tudo por sua família.

Há outros usos para o termo, como a expressão “aqui jaz um coração”, uma figura de linguagem que indica que um coração “morreu” após ter sido tão maltratado. Essa expressão também faz parte da música “Mais que um mero poema”, da banda católica Rosa de Saron.

Uma expressão bíblica bastante conhecida é a “jaz no maligno”, que está na Primeira Carta de João, capítulo 5, versículo 19, e diz: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”.

De acordo a interpretação religiosa desta frase, é possível afirmar que o significado jaz do maligno indica que o mundo está sob o domínio do Mal e aqui este Maligno está representado pelo diabo, que seria o deus deste mundo citado na frase, que é o universo no qual vivemos.

Isso quer dizer que, sem Deus, a nossa sociedade mundana está mais propensa à ação do diabo e isso ocorre por meio das tentações que levam os cristãos para o pecado.

O significado de Jaz está na categoria Significados