Significado de Jejum

O que é Jejum

Jejum é o estado daquele que não se alimenta desde o dia anterior. Neste caso, pode ser uma abstinência parcial ou total de alimentos, normalmente é feito em um período de tempo predeterminado. O termo provém do latim “jejunus”, que significa vazio, oco, sem nada.

O ato de jejuar é muito utilizado por diferentes religiões para atingir um propósito ou pode ser utilizado por recomendação médica. As mulheres são as mais suscetíveis a praticar esse tipo de restrição, pois elas estão constantemente em regime e o ato de fazer jejum pode ajudar na perda de peso, porém isso não é comprovado pela medicina.

Essa prática é muito utilizada quando uma pessoa vai fazer exame de sangue e cirurgias, pois o estômago cheio pode afetar os resultados e inclusive o efeito da anestesia no corpo do paciente.

O jejum na religião/ Jejum e oração

Cada religião utiliza o jejum de uma forma diferente. Uns usam como ritual, já outros, como sacrifício e até mesmo como uma forma de penitência. Mas todos são voltados para a purificação e obtenção de perdão ou propósito.

Na Igreja Católica, o dia de jejuar é na sexta-feira Santa, onde os fiéis não podem consumir carnes vermelhas, e procuram fazer suas orações, buscando compartilhar o sofrimento de Jesus Cristo na Cruz.

Para o judaísmo, esse dia é o Dia do Perdão. Eles não podem se alimentar entre o por do sol de um dia até o por do sol do outro dia. É um dos dias mais importantes para eles.

No islamismo, o ato de jejuar ocorre nos dias do Ramadã, que começa ao nascer do sol até o seu pôr. Eles acreditam que neste dia são perdoados de seus pecados e sua fé é renovada.

Jejum de Daniel

É o jejum fundamentado na Bíblia, para ser mais específico no livro de Daniel. Ele buscou, por meio do jejum, entrar em contado com Deus e pedir sabedoria, favor e entendimento, ficando 21 dias sem se alimentar e em busca dessa conexão com o Ser Supremo.

Jejum Intermitente

Jejum que se baseia na premissa de que é melhor não comer para perder peso e gordura do corpo, isto é, para que isso ocorra, a pessoa precisa ficar por períodos de 13 a 28 horas sem se alimentar.

O significado de Jejum está na categoria Significados