Significado de Jingle

O que é Jingle

Jingle é uma palavra inglesa.

O termo surgiu em torno de 1920 nos Estados Unidos. Na época, os publicitários iniciaram o uso da música para promover os anúncios.

Em 1926, o jingle comercial surgiu em Minneapolis, Minnesota, graças a um jingle feito para a fábrica General Mills (uma das empresas líderes do setor de alimentos hoje em dia). A popularidade do jingle, nessa época, cresceu consideravelmente e ajudou o fabricante a ter as vendas disparadas.

O que é Jingle:

O significado de Jingle refere-se a uma mensagem publicitária que é feita em forma de música. O objetivo do jingle é promover uma marca ou um produto através de publicidades em rádios e televisão nacionais. É uma forma de marketing e publicidade e propaganda.

Normalmente, um jingle publicitário é de curta duração (se estendendo entre 15 a 30 segundos – alguns alcançam até um minuto), pois pretende-se que ele seja memorizado e lembrado facilmente por quem o está ouvindo.

Um jingle deve também estar atrelado a uma boa história, e não somente a música.

A publicidade em jingle é utilizada também por empresários e até mesmo políticos (jingles políticos), que procuram ser reconhecimentos pelos eleitores.

No Brasil, o jingle é muito conhecido por “vinheta”.

Jingle também pode ser o ato de fazer algo soar ou tilintar. Um exemplo é o tilintar que acontece quando choca-se metais, como as chaves. No inglês seria jingle of keys.

Jingles famosos

Um jingle elaborado se torna uma boa estratégia para uma organização, pois faz com que a comunicação da organização com seu público-alvo alcance novos patamares.

Alguns jingles famosos perduram na memória de várias pessoas, como, por exemplo:

  • Da empresa Mc Donald’s:

“Dois hambúrgueres

Alface, queijo, molho especial,

Cebola, Picles

Num pão com gergelim

É o Big Mac (Big Mac)”

Outras empresas apostaram nos jingles, tais como a marca Guaraná Antárctica e a Doriana.

Jingle Bells

Jingle Bells é o nome da maior canção natalina do mundo. Sua popularidade foi tanta que ela foi traduzida para diversos idiomas, inclusive para o português, nas vozes de Evaldo Ruis e João Dias (em 1951).

Jingle Bells também era conhecida como “One Horse Open Sleigh” e foi escrita por James Lord Pierpont em 1857.

O significado de Jingle está na categoria Significados