Significado de Jiripoca

O que é Jiripoca

Jiripoca é o nome de um peixe de água doce popularmente chamado de jurupoca. Cientificamente, ele é conhecido como Hemisorubim platyrhynchos.

A origem do nome provém da língua tupi, que é formado pela junção de dois outros termos: “yuru” que significa “boca” e “poka” que significa “arrebentar”.

É um peixe que possui a mandíbula precipitada para frente e sua cabeça é relativamente pequena em relação ao tamanho de seu corpo, que é recoberto por uma espécie de couro. Possui manchas em formatos ovais na cor preta ou em cores que podem variar entre o castanho-esverdeado e o amarelo.

Sua barriga tem cor branca e o corpo possui cerca de 60 centímetros de comprimento e pesa em torno de três quilos. Esse peixe é típico das regiões Norte e Centro-Oeste, mas também pode ser encontrado nos rios de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

São caracterizados como piscívoros, ou seja, são peixes que se alimentam de outros peixes, sendo que sua carne é extremamente apreciada devido ao seu delicioso sabor. Ela é muito utilizada em moquecas, podendo também ser assada ou mesmo frita em postas.

O jiripoca costuma nadar nas superfícies dos rios e tem como sua principal característica um piado parecido com o de um pássaro, o que fez com que as pessoas criassem a expressão popular “hoje a jiripoca vai piar”.

Essa expressão é utilizada no sentido figurado para designar “alguma coisa inesperada, robusta, intensa” ou “comportamento irritadiço”. A expressão também pode estar relacionada ao ato sexual.

Veja os exemplos logo abaixo:

“Marina chegará de viagem hoje e a jiripoca vai piar a noite inteira”

“A jiripoca vai piar se eu não conseguir encontrar o meu celular”.

Em 2001, o cantor Daniel lançou uma música com esse título, isso fez com que essa expressão se tornasse ainda mais difundida no meio popular.       

O significado de Jiripoca está na categoria Significados