Significado de Jogos Cooperativos

O que é Jogos Cooperativos

Jogos cooperativos é um tipo de dinâmica - realizadas em grupo, que serve para despertar a cooperação, a consciência e promover ajuda entre as pessoas de modo efetivo.

Nesses jogos, é possível aprender a considerar o outro como um parceiro e não adversário, cada um se coloca no lugar da outra pessoa, entendendo dessa maneira que a cooperação é sempre benéfica e positiva.

São jogos que servem para unir as pessoas, ajuda a reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, não há competição, ganhar ou perder não é o mais importante, pois todos têm uma meta em comum para cumprir, não há agressão física e cada um joga em seu próprio ritmo.

Nos jogos cooperativos as pessoas aprendem a trabalhar em conjunto, não existe idade específica, o mais importante é que todos do grupo colaborem para que a meta a ser alcançada, seja cumprida.

Um exemplo é o jogo de coordenação, nele, os jogadores precisam entrar em acordo sobre uma decisão a ser tomada. Todos devem cooperar para que o time possa ganhar.

Jogos cooperativos na história da humanidade

De acordo com os estudos realizados por Reinaldo Soler (2008), consciente ou inconscientemente, os jogos cooperativos sempre existiram, mas a competição só obteve maior ênfase em nossa sociedade quando o poder e a riqueza passaram a ser controlados por poucas pessoas.

Antes disso, havia maior distribuição do poder, todos os homens eram cooperativos e não havia competição entre eles.

Jogos cooperativos no Brasil

Fabio Otuzi Brotto e sua esposa Gisela Sartoti Franco, são os principais incentivadores e estudiosos sobre os jogos cooperativos no Brasil, eles publicaram vários livros e revistas sobre o assunto e o difundem através de oficinas, eventos e palestras.

Jogos cooperativos e competitivos

Podemos citar como exemplo alguns jogos cooperativos ou competitivos: São eles:

  • Escravos de Jó
  • Basquete
  • Vôlei
  • Futebol
  • Jogo da memoria
  • Quebra cabeças
  • Etc.

Alguns modelos de jogos cooperativos e suas regras:

Jogo: Passando o bambolê

Nesse jogo, o material usado é o bambolê. Nele há formação de um grande círculo e os participantes estarão de mãos dadas. Dois dos participantes têm que passar o bambolê pelo corpo e não podem soltar as mãos.

Jogo: Cabo de guerra

Nesse jogo são formados dois grupos, uma corda é marcada ao meio com um lenço ou fita, ao sinal do líder cada grupo puxa a corda para perto de si, vence o time que conseguir puxar o meio da corda para seu lado.

Jogo: Caranguejobol

Esse jogo utiliza as mesmas regras do futsal, os participantes só poderão se movimentar na posição de quatro apoios, ganha quem conseguir fazer gol no time adversário.

Jogo: Vaqueiro laçador

Nesse jogo os participantes são espalhados em um lugar amplo, onde no fundo - são colocados vários bambolês. 

O participante coloca o bambolê na cintura para simbolizar um cavalo ele é escolhido como o vaqueiro. Seu objetivo é tentar laçar outros competidores que correm pelo espaço. A atividade termina quando todos são capturados.

Jogo: Queimada

Nesse jogo são formados dois times, o objetivo é queimar o outro time jogando a bola nos participantes, não é permitido jogar na cabeça. Vence o time que conseguir eliminar o outro primeiro.

O significado de Jogos Cooperativos está na categoria Significados