Significado de Jogos Recreativos

O que é Jogos Recreativos

Jogos Recreativos são jogos lúdicos ou populares que tem como objetivo divertir os jogadores. Como possui a finalidade de proporcionar prazer é também considerado como passatempo.

Os jogos podem, através da sensação de divertimento, oferecer lições de caráter educativo, estimular o aprendizado, o desenvolvimento físico-mental, assim como adquirir e aprimorar as habilidades. Os jogos recreativos também auxiliam na saúde física e mental, pois alivia o jogador de cargas de estresse, ansiedade e nervosismo que carrega no seu dia-a-dia.

Entretanto, a palavra jogo possui origem no latim iocus, iocare que é o mesmo que brinquedo ou passatempo, enquanto recreativo é um termo derivado de recreatus, cujo significado é reanimado ou restabelecido. Ou seja, de acordo a etimologia, os significados de jogos recreativos tem haver com o intuito de promover o relaxamento ao jogador.

Deste modo, são considerados exemplos de jogos recreativos: o xadrez, dama, palavras-cruzadas e desafio de lógica entre outros.

Jogos Recreativos e Educação Física

Os jogos recreativos são facilmente empregados nas escolas, principalmente, durante as aulas de Educação Física, onde há práticas esportivas. Pode-se citar como exemplos de jogos recreativos: o voleibol, o basquete e o futebol que são algumas modalidades esportivas populares.

Além de o aluno aprender os fundamentos de cada esporte ele deverá compreender que esses jogos são para promover a participação de todos os estudantes, onde vencer uma partida não é importante, mas sim promover a socialização e conscientizar sobre a importância dos jogos recreativos para a preservação da saúde.

É comum nas escolas, embora haja o incentivo por parte dos professores, que alguns alunos não se interessem em participar dessas atividades. Mesmo que se busque apresentar os benefícios da prática, a participação efetiva no jogo não pode ser obrigada, ou seja, imperativa.

É necessário que todos estejam à vontade e alegres para jogar sob a famosa frase “o importante é participar” para que possa ser promovido o bem estar.

Jogos Recreativos na Educação Infantil

O objetivo dos jogos recreativos nesta escolaridade, que compreende a faixa etária entre 0 e 6 anos é promover o aprendizado da criança que “aprende brincando” para que haja maior estímulo e desenvolvimento intelectual. Os jogos empregados visam também melhorar a capacidade de raciocínio, memória, aumentar a concentração e desenvolver a capacidade motora de cada um.

Dessa forma, o aprendizado é feito de modo associativo onde a criança aprende a fazer associações entre objetos, para compreender as suas funcionalidades. As atividades desenvolvidas na Educação Infantil são realizadas tanto individualmente quanto em grupo, sendo que neste último o objetivo é promover a sociabilidade e a empatia.

Quanto mais os jogos recreativos são empregados, maiores são as chances de desenvolvimento da criança que tende a se destacar quando se tornar adulta.

O significado de Jogos Recreativos está na categoria Significados