Significado de Júnior

O que é Júnior

Júnior é uma palavra com múltiplos significados. 

O que é júnior

Nos Estados Unidos, a palavra júnior é utilizada para diferenciar a classe dos senadores. Cada Estado tem dois senadores e aquele que tiver mais anos de cargo é chamando de “senador sênior” e o outro é denominado de “senador júnior”, ou seja, é novo no exercício da função.

Já no mercado profissional, é comum ver o significado do nome júnior, em contraposição a pleno ou sênior. Porém, o sentido é outro, aquele que ocupa a função júnior, normalmente se dedica a tarefas menos complexas, quer dizer que está há menos anos na função.

Já a função de pleno é exercida por um profissional com maior maturidade e a categoria sênior é dedicada ao profissional com experiência e com condições de assumir cargos de liderança.

Neste caso, o significado de júnior é o antônimo de profissional experiente. Diz que um profissional é júnior quando é novo na carreira ou ainda não complementou muitos anos de carreira.

Na área esportiva, o uso da palavra júnior também é comum, mas diferentemente do caso anterior a palavra não é aplicada como antônimo de sênior.

Neste caso, a palavra é utilizada para denominar uma categoria esportiva. No campeonato brasileiro de escalada há três categorias: infantil, juvenil e júnior. Neste caso, a palavra júnior tem o significado de jovem com habilidade para realizar uma escalada com maior grau de dificuldade.

Ainda podemos encontrar a palavra júnior associada a determinado tipo de produto lançado no mercado. O alimento júnior normalmente é direcionado ao consumo infantil. Essa é uma estratégia de mercado para atribuir aura de afeto ao produto e remeter ao imaginário de querido da família.

No geral, em decorrência da origem latina da palavra júnior estar relacionada ao termo juvenil, que se refere àquele que tem menor idade, o mais novo ou ainda o mais jovem, o uso do termo remete ao filho caçula.

Nesse sentido, é comum vermos a palavra júnior ser utilizada como nome próprio.

Neste caso, o uso do termo júnior reflete o desejo da família perpetuar na geração vindoura o nome de uma pessoa significativa. Há a clara intenção da família homenagear o progenitor dando o seu nome a seu filho.

O significado de Júnior está na categoria Significados