Significado de Kairós

O que é Kairós

Kairós é uma palavra que advém do grego, tratando-se do nome de um deus que é o deus do tempo oportuno. A palavra também possui significado atribuído ao momento certo ou a um momento oportuno único. O deus Kairós começou a ser mencionado a partir de V A.C por Íon de Quios que dedicou a ele um hino, sendo que nele Kairós era tido como o filho caçula de Zeus, ou seja, o mais jovem.

Kairós, perante a mitologia grega, era o filho mais jovem de Zeus, fruto da união entre o mesmo, que era o Deus dos Deuses, e de Tyche, considerada a deusa da prosperidade. Ele era um deus muito rápido, caminhando sempre nu e possuindo apenas um cacho de cabelos em sua testa. A única maneira de pegar o deus Kairós segundo a mitologia grega era pegando-o por seu cacho de cabelo, sendo que seria impossível agarrá-lo de volta de alguma outra maneira, uma vez que ele era demasiadamente rápido.

O deus Kairós era visto em outros deuses, tal como no amor de Eros, no vinho de Dionísio e na inteligência de Atena. Na verdade, ele manifestou-se em todos os outros deuses em um determinado período dos mesmos. Kairós possuía o poder de ser ou estar manifestado em Cronos (o tempo sequencial) ou na eternidade, apesar de que ele não simbolizava nem o passado e tampouco o futuro; Kairós representa o melhor que há no momento presente e o momento único no qual se pode atingir a verdadeira felicidade e afastar todo o caos.

Kairós e Cronos

Atualmente, na linguística é normalmente utilizada uma única palavra para designar o tempo, que é ela própria (a palavra tempo). Para os gregos, entretanto, não era assim; eles utilizavam costumeiramente dois: Cronos e Kairós. Cronos estava ligada ao tempo sequencial (ou seja, em ordem cronológica e de natureza quantitativa que conta com a possibilidade de medição), Kairós por sua vez era caracterizado por ser qualitativo. Isso significa que para os gregos Kairós remetia a um momento indeterminado no tempo (que não foi planejado) em que alguma coisa especial acontecia ou um acontecimento oportuno, um momento único de oportunidade.

Kairós também podia e pode significar o “tempo climático”, assim como para os teólogos a utilizam para determinar o mesmo sentido qualitativo do tempo, referindo-se a Kairós como o tempo de Deus (ou a eternidade divina) em contraposição a Cronos, que é o tempo dos homens (e que pode ser medido). Quando alguém refere-se ao termo Kairós, essa pessoa está referindo-se ao momento oportuno, a um instante único do presente o qual pode e deveria ser aproveitado.          

O significado de Kairós está na categoria Significados