Significado de Kaput

O que é Kaput

Kaput é um termo de origem alemã, empregado para caracterizar algo que não funciona bem, ou está quebrado.

O que é kaput

O significado do termo na língua alemã Kaputt é literalmente "quebrado", mas também pode ser utilizado o termo Kaputt machen, cujo significado é estragar, ou kaputt sein em caso de se referir a alguma coisa quebrada em pedaços ou estilhaçada.

Significado de kaput

Na língua portuguesa, o termo Kaput é considerado uma gíria e são sinônimos os termos estragado, detonado, arruinado, destruído.

Por exemplo, quando o carro não funciona bem, diz-se o carro está “kaput”. O sentido de “kaput” na frase é “com problemas”, “não funciona bem”.

Não é incomum confundir as palavras “Kaput” e “caput”. Uma possível explicação para a confusão deriva da palavra “caput” em espanhol ser utilizada para indicar que algo teve um fim por decisão de alguém.

Por exemplo: "havia uma lei muito importante e caput!" (se entende que a lei deixou de existir por decisão de alguém).

Também é utilizada para informar que alguém foi demitido. Carlos não irá comparecer à festa de confraternização porque o chefe lhe deu caput.

Mas, para melhor compreender, é importante verificar a origem etimológica da palavra. Caput deriva do latim “capitia” e, seu significado está relacionado a cabeça, assim como as palavras capuz, capucha, capilar.

Conta-se que uma possível associação entre os termos Kaputt e caput surgiu na Idade Média, quando a contabilidade dos mortos era feita por cabeça.

Outra possível associação advém do fato de o termo caput ser utilizado para se referir ao ato de decapitar ou guilhotinar alguém.

Em geral, o termo caput é utilizado no linguajar jurídico para se referir à parte superior de uma peça jurídica (equivale a cabeça).

Em um artigo de lei, o caput corresponde à parte inicial do artigo, ou seja, o enunciado.

É importante considerar que os termos kaput e caput, na língua portuguesa, têm significados diferentes. Tanto que a Editora Kaput Livros usa o termo com sentido dúbio.

Mas é significativo considerar que caput é utilizado para se referir à parte superior de um artigo de lei e, o termo Kaput é uma gíria utilizada para expressar o mau funcionamento de alguma coisa.

Observe o uso dos termos:

Estava nítido na tela do computador o caput da lei, mas o computador Kaput! E, assim eu perdi tudo.

O significado de Kaput está na categoria Significados