Significado de Kawaii

O que é Kawaii

Kawaii é um termo de origem japonesa que para o português pode ser traduzido como bonito, foto, amável, gracioso, lindo, meigo e etc. Kawaii é um adjetivo muito popular e informal no Japão e que é usado em outras partes do mundo a partir da influência da cultura japonesa, sobretudo a partir do universo dos mangás e animes.

O termo surgiu para designar um tipo de escrita que os adolescentes japoneses desenvolveram nos anos 70. O tipo novo de caligrafia diferia dos tradicionais caracteres japoneses, e era repleto de ornamentos, incluindo pequenos desenhos. A escrita se popularizou muito no Japão nos anos 80 e o termo Kawaii começou a ganhar outro sentido, transformando-se em sinônimo de coisas meigas e fofas, bem ao gosto japonês.

Kawaii virou uma gíria jovem e logo adentrou o universo da cultura pop, ganhando o mundo, sendo usada especialmente entre aqueles ditos otakus, pessoas que são fãs da cultura japonesa, principalmente da sua cultura pop com destaque para as suas revistas em quadrinhos e suas animações, conhecidas como mangá e anime, respectivamente.

A partir disso, o termo Kawaii passou a ser confundido com a própria cultura pop japonesa, pois essa tem como uma de suas características marcantes a produção personagens e estilos carregados de uma beleza meiga e delicada, com criaturas fofas e engraçadinhas que remetem um pouco ao universo infantil mas que agradam a pessoas de todas as idades pelo mundo a fora.

No Japão, o estilo Kawai é tão popular que empresas de renome e órgãos públicos têm em seus logotipos e mascotes o estilo representado, dando muita originalidade e personalidade a imagem das empresas e instituições.

O exemplo mais famoso hoje de um personagem que representa o etilo Kawaii japonês é o fofinho Pikachu e os demais Pokémons.

O significado de Kawaii está na categoria Significados