Significado de Kimono

O que é Kimono

Kimono ou quimono, é o nome de uma túnica de mangas longas ou curtas, de origem japonesa, que é cruzada à frente e atada na cintura por uma faixa.

O kimono é um traje típico do Japão, que é popularmente usado por pessoas de todas as idades, e o nome da vestimenta é dado para todo o conjunto ou apenas para a parte principal da vestimenta. O mesmo nome também é dado à roupa utilizada para a prática de lutas das artes marciais como o judô, o jiu-jitsu, o karate e outros esportes de origem japonesa.

A palavra kimono significa "roupa" em japonês, e começou a ser usada para designar essa vestimenta específica desde o século XVI, quando os navegadores portugueses e espanhóis foram chegando ao Japão. Na época, os navegadores ficavam intrigados com a roupa diferente do que estavam acostumados e perguntavam o nome dessa peça típica vestida por eles e recebiam a resposta "kimono". A partir daí o nome kimono começou a ser mais associado à túnica do que à palavra roupa.

Inicialmente, o tecido utilizado para confeccionar os kimonos eram mais nobres, como por exemplo a seda, e os kimonos femininos ainda eram decorados com pedras. Nos dias atuais, existem kimonos mais simples e tipos diferentes para diversas ocasiões, como é o caso dos kimonos de verão ou do kimono especial para as noivas usarem no dia do seu casamento.

Nas artes marciais, geralmente se usa um kimono de cor única, onde apenas a faixa que envolve a cintura possui cores diferentes, e cada cor representa o nível do lutador naquela modalidade.

“Kimono” também é o nome de um curta metragem alemão do cineasta Hal Hartley, lançado no ano 2000.

O significado de Kimono está na categoria Significados