Significado de Kuduro

O que é Kuduro

Kuduro é o nome pelo qual é conhecido um popular estilo musical originário de Angola, país africano que tem o português como seu idioma oficial.

Se fossemos traduzir o nome kuduro para o português do Brasil, poderíamos traduzir o termo como bumbum duro. O nome do estilo faz referência a maneira de se dançar o ritmo, que enrijece algumas partes do corpo, em especial o bumbum.

O ritmo do kuduro surge no início dos anos 1990, numa Angola que estava dividida por uma prolongada guerra civil que iniciou em 1975 e só terminou em 2002. No ritmo encontramos influencias da música americana, como o hip-hop e o funk, bem como o techno e o reggae jamaicano. Além desses existe a influência de vários ritmos africanos.

A partir do seu estrondoso sucesso em Angola, o kuduro começou a conquistar fãs também em outros países de língua portuguesa, começando com Portugal e depois chegando também ao Brasil. Com letras bem fáceis de decorar, melodias simples, humor e sensualidade, com um ritmo contagiante ideal para festas e pistas de dança o Kuduro fez muito sucesso por onde passou.

De acordo com o produtor Tony Amado, que se diz o criador do kuduro, a ideia da dança surgiu após ele ter assistido ao sucesso de Jean-Claude Van Damme do fim dos anos 1980, o filme O Desafio do Dragão. Há uma cena do filme em que o ator aparece bêbado, tentando lutar e dançar de uma maneira atípica, e isso inspirou Tony Amado a criar uma dança e um ritmo musical.

O ritmo também inspirou aos diretores Mário e Pedro Patrocínio, que são irmãos, a produzir um documentário sobre o kuduro. O filme se chama I Love Kuduro, foi lançado em 2013 e teve uma ótima aceitação da crítica e do público internacional.

O significado de Kuduro está na categoria Significados