Significado de Kumon

O que é Kumon

Kumon é uma palavra que significa autodidata em japonês. Kumon atualmente é conhecido como uma metodologia de ensino. Essa metodologia foi criada por um professor de Matemática japonês chamado ToruKumon.

Esse método tem o objetivo de incentivar a criança a desenvolver sua capacidade de aprendizagem por si só, ou seja, ensina o aluno a ter autonomia e a se tornar responsável pela busca de seu próprio conhecimento.

Com o método Kumon o aluno passa a ter mais confiança em si mesmo, assim aprende a trabalhar sua capacidade de raciocínio lógico, através de uma maior concentração, além de descobrir suas próprias potencialidades.

A estratégia de ensino Kumon não é oferecer a resposta pronta para o aluno. Ele tem que descobrir as respostas de qualquer problema ou atividade sozinho. O professor está presente apenas para auxiliar, mas procura interferir o mínimo para que o aluno não se torne dependente dele, já que o foco é a autoaprendizagem.

O método começa com questões mais simples e depois vai aumentando o grau de dificuldade, até o aluno perceber que ele é capaz de resolver qualquer questão independentemente da complexidade das mesmas. Ele passa a adquirir autoconfiança.

Como Surgiu o Método Kumon?

Em 1956, o professor ToruKumon percebendo que seu filho estava encontrando dificuldade em aprender Matemática, resolveu juntamente com a esposa, desenvolver um método que pudesse ajudar seu filho a melhorar seu aprendizado de maneira significativa, com isso acabou desenvolvendo um método e um material didático que surtiu tanto efeito que até hoje é empregado por várias instituições que seguem os mesmos passos de Toru.

No Brasil, a primeira sede da instituição que ensina o método kumonfoi instituída em Londrina, especificamente no Paraná, isso somente em 1977. 

Atualmente a instituição ensina Japonês, Inglês, Matemática e Português em várias cidades do Brasil.

O método Kumon hoje é utilizado em mais de 40 países, sempre obtendo excelentes resultados com seus alunos, pois o Kumonestimula o aluno a gostar de aprender e a se tornar um autodidata.