Significado de Kung Fu

O que é Kung Fu

Kung Fu é um estilo de arte marcial chinesa, ou seja, constitui um conjunto de técnicas de luta individual.

O que é Kung Fu

O significado de Kung Fu, palavra de origem chinesa, é representado no mandarim pelo termo Wushu e está relacionado à ideia de “trabalhar duro”, ou mesmo de conquistas realizadas através do esforço e da competência na luta corporal.

Na antiguidade, as lutas de Kung Fu estavam relacionadas à sobrevivência e às batalhas travadas entre tribos inimigas, por isso é, antes de tudo, uma arte de guerra, na qual se valoriza aquilo que foi conseguido com muita competência e esforço.

Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que para ter um bom desempenho nas batalhas seria importante melhorar a capacidade física e desenvolver a mente.

Dessa forma, a prática do Kung Fu, além de servir à defesa do povo, foi associada ao desenvolvimento do equilíbrio corporal e mental.

Origem do Kung Fu

Apesar de sua origem remontar à antiguidade do povo chinês, é difícil comprovar os fatos relacionados à história do Kung Fu, pois os conhecimentos relativos a essa arte marcial são transmitidos oralmente, de uma geração para a outra.

Alguns estudiosos afirmam que a prática do Kung Fu teve início há mais de 5.000 anos, tendo a sabedoria referente a essa arte marcial permanecido durante longo tempo somente no conhecimento de seus praticantes e familiares.

Conta a lenda que Bodhidharma, conhecido também como Ta Mo, originário da Índia, se estabeleceu no tempo Shaolin e lá fundou a tradição do Kung Fu.

O período em que a China passou sobre o domínio de países ocidentais e a onda de imigração da população chinesa para outros locais do mundo colaborou para a difusão do Kung Fu.

Porém, foi somente no século XX que a cultura do Kung Fu moderno se disseminou de maneira global, principalmente por meio dos filmes de Hollywood.

Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, Chia Hui Liu estão entre os principais atores que colaboraram para a disseminação do Kung Fu nos países ocidentais.

A mercantilização dessa milenar arte marcial pelo cinema é tanta que filmes de animação como Mulan (1998) e Kung Fu Panda (2008) conquistaram o público com histórias pessoais de superação envoltas na mística milenar do Kung Fu.

O símbolo de força e persistência do Kung Fu foi mundialmente reconhecido pela canção Kung Fu Fighting, interpretada por Carl Douglas.

Estilos do Kung Fu

Na atualidade, aprender a lutar Kung Fu não é problema, pois o Kung Fu moderno é bastante democrático e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, bem como por homens e mulheres.

Porém, quando se fala em Kung Fu tradicional, não se está falando de uma arte marcial de estilo único.

Na China, existe o registro de mais de 300 estilos de Kung Fu.

De maneira geral, estes estilos se alinham a duas principais tradicões.

A tradição vinculada ao Templo Shaolin é chamada de escola Waijia, estilo duro, na qual se privilegia o desenvolvimento do físico e das técnicas de combate, tendo o movimento dos animais como referência.

Mas também há a tradição Neijia, a qual foca a prática do desenvolvimento interno, estilo suave, tendo o equilibrio da energi vital, ou Chi como norte filosófico.

O significado de Kung Fu está na categoria Significados