Significado de Kwh/mês

O que é Kwh/mês

Kwh/mês é uma sigla que mede a energia consumida por um aparelho elétrico durante o período de um mês, ou seja, quantos quilowatt-hora por mês o aparelho elétrico consome.

O que é kWh/mês?

O watt, que tem como símbolo a letra W, usada sempre em maiúsculo, é uma unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades, equivalente a um joule por segundo. A unidade recebeu esse nome em homenagem a James Watt, por ter contribuído para o desenvolvimento do motor a vapor, sendo adotada pela Associação Britânica para o Avanço da Ciência em 1889.

Um kW equivale a 1.000 watts. Se um equipamento elétrico consome 1 quilowatt por hora, serão precisos 1.000 watts de potência em cada hora de funcionamento do equipamento. Nesse caso, constatamos que, quanto mais potente for um equipamento, maior será o consumo de watts.

Quando fazemos o cálculo de quantos kWh/mês são consumidos pelos equipamentos elétricos, precisamos saber também quantas horas por dia o aparelho é utilizado e quantos watts ele consome em cada hora. Essa informação, normalmente, é disponibilizada no manual de fábrica.

Assim, se um aparelho de ar condicionado tem potência de 950 watts, ou 0,95 kW, ficando ligado 10 horas por dia, ele irá consumir 9,5 kW por dia, chegando a 285 kWh/mês em meses com 30 dias.

Através do valor de kWh/mês e conforme o valor da energia elétrica, podemos saber em reais quanto estará custando o equipamento por mês, multiplicando o valor de cada kW pelo consumo mensal.

O significado de Kwh/mês está na categoria Significados