Significado de Labor

O que é Labor

Labor é uma palavra que veio do latim antigo, “labore”, que tinha o significado de trabalho, tarefa, labuta.

O que é labor?

No entendimento atual, labor tem como significado labuta, trabalho árduo e prolongado, sendo um termo aplicado para tarefas que exigem maior força ou para trabalhos manuais.

O conceito mais específico, porém, estabelece uma diferença entre labor e trabalho, sendo o labor geralmente aplicado quando nos referimos a uma atividade onde um indivíduo sente-se sobrecarregado com o peso do trabalho, quando o trabalho se torna uma atividade mais sofrida.

O trabalho, quando normal, no entanto, pressupõe uma atividade mais racional, exigindo que o indivíduo tenha condições de raciocinar, baseando-se em métodos e estratégias, sem necessidade de uma atividade operacional.

O labor é uma atividade onde o homem aplica tudo o que existe para sua sobrevivência, retirando da natureza e da produção tudo o que seja necessário para sua manutenção, ou seja, possui um caráter biológico.

Como labor entendemos o ciclo incessante da vida, vinculando-o à conservação da espécie humana, necessária para a existência, da mesma forma como os animais caçam para sobreviver ou buscam sua alimentação vegetal.

A expressão latina “labor omnia vinciti” expressa bem o significado de labor, indicando que o trabalho capacita o homem a vencer todos os obstáculos. Em termos modernos, temos o ditado “o trabalho enobrece o homem”, fazendo com que ele evolua espiritual e profissionalmente, aprendendo novas atividades e se especializando ao longo de sua vida.

Nos Estados Unidos a palavra labor é utilizada na expressão “Labor Day”, ou Dia do Trabalho, data que é celebrada na primeira segunda-feira do mês de setembro. No Brasil, o Dia do Trabalho é comemorado sempre no dia 1° de Maio.

O significado de Labor está na categoria Significados