Significado de Lacrar

O que é Lacrar

Lacrar é um verbo intransitivo e transitivo direto. O termo vem da junção da palavra lacre, mais a terminação -ar.

O significado de Lacrar corresponde ao ato de fechar ou isolar algo, isto é, de selar ou fechar alguma coisa. Lacrar é a ação de proteger um objeto, de forma que este não seja violado.

Por exemplo:

“O produto é frágil – mande o pessoal lacrar com o maior cuidado.”

“Pela forma que estava lacrada a mala no aeroporto, podemos prever que houve uma tentativa de violação.”

“O extintor de incêndio deve sempre estar lacrado quando for ser comprado.”

“Lacre o envelope com cera antes de enviá-lo.”

Ou seja, entende-se que lacrar – levando-se em considerações os exemplos citados acima – tem como intuito oferecer segurança a determinado produto ou mercadoria, para que se evitem quedas ou alterações que afetem sua qualidade ou legitimidade.

Assim, lacrar é sinônimo de:

  • Assegurar,
  • Carimbar,
  • Cerrar,
  • Certificar,
  • Chancelar,
  • Selar,
  • Tapar,
  • Trancar.

Como antônimo de lacrar destaca-se a palavra deslacrar.

Especialmente no Brasil, lacrar também é um verbo utilizado como gíria, sendo sinônimo de arrasar, mandar bem, ou seja, é o mesmo que “ter sucesso”, ser bem sucedido, alcançar a vitória sobre alguém.

Nessa situação, o termo “lacrar” é uma forma de elogiar ou parabenizar alguma pessoa por ter se dado bem em relação a alguma coisa. Normalmente, se refere a uma vitória de um determinado indivíduo sobre suas “inimigas”.

Por exemplo:

“A cantora lacrou as inimigas que tentaram desmerecer seu trabalho.”

“Hoje quero lacrar na pista de dança!”

“Seu discurso sobre o empoderamento feminino lacrou a noite.”

O termo lacrar, como gíria, se tornou popular graças a um youtuber brasileiro chamado Romagaga, em 2013, que fez uso desta palavra para afirmar que um álbum da cantora americana Britney Spears estava fazendo um enorme sucesso e pisando nas inimigas.

Romagaga acabou usando a gíria novamente para falar de um álbum da Beyoncé. Vários usuários, a partir daí, começaram a apostar na gíria para descrever alguma coisa que faz ou fez algo para arrasar.