Significado de Laico

O que é Laico

Laico pode ser um substantivo masculino bem como um adjetivo, dependendo do contexto. A origem da palavra vem do grego laikós, que significa “do povo”.

O que é Laico?

O significado de Laico pode ser definido como o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião, assim como não é influenciado por uma religião.

Laico aborda as atitudes e a vida secular de um indivíduo, de modo que não há interferência na vida religiosa. O mesmo caso acontece, por exemplo, com uma instituição que não possui ligação com qualquer órgão religioso.

O antônimo de Laico é exatamente o comportamento eclesiástico, ou seja, as atividades clericais.

Estado laico é um país ou nação que possui postura neutra em relação às questões religiosas. Isso quer dizer que um Estado laico dá a liberdade a todos os cidadãos para manifestarem sua fé religioso, independente de qual seja. Estado laico, portanto, é um país ou nação que segue o princípio da imparcialidade em relação a assuntos religiosos.

O Brasil é um Estado laico, através do artigo 5 da Constituição Brasileiras de 1988, onde aponta que a liberdade de consciência e de crença são invioláveis – com livre exercício dos cultos religiosos, bem como a proteção aos locais de cultos e suas liturgias.

Laicismo

Laicismo é uma doutrina que possuiu muita popularidade no final do século XIX e no início do século seguinte. Essa doutrina (ou corrente filosófica) defendia a separação do Estado e a Igreja (e comunidades religiosas), de modo que houvesse neutralidade do Estado perante os assuntos religiosos.

É igual ao conceito de Estado laico, onde não há defesa de qualquer religião, e sim a liberdade de se manifestar e seguir a fé que o cidadão quisesse.

Deve-se, portanto, não confundir o laicismo com um Estado ateu. O laicismo não tem a religião como um poder aliado ao estado – sendo o contrário da teocracia.

Um termo que promove confusão é laicidade – que é diferente de laicismo, mesmo com nomes parecidos. Enquanto que o laicismo é uma ideologia que defende a livre escolha de manifestação religiosa, laicidade é visto como um atributo para aquilo que não possui caráter ou vínculo religioso – como é o caso de escolas laicas, por exemplo.

Laico e leigo

Leigo é um termo que possui a mesma origem etimológica que laico.

Embora sejam consideradas sinônimas, leigo pode significar (em sentido figurado) uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto, ou seja, uma pessoa que desconhece um tema, é ignorante sobre algo.

O significado de Laico está na categoria Significados