Significado de Lapso Temporal

O que é Lapso Temporal

Lapso temporal é uma expressão que reúne dois termos: o substantivo “lapso” e o adjetivo “temporal”. O primeiro serve para indicar algum equívoco ou falha cometida, possivelmente, por falta de atenção. O segundo é relativo ao que é transitório, que se passa com o tempo.

Já o significado de lapso temporal é o que se pode chamar de intervalo em relação a um espaço de tempo. Trata-se de um lapso de tempo entre dois períodos, por exemplo: Decorreu o lapso de seis meses entre a morte do filho e a separação do casal.

Outra expressão muito comum e próxima à lapso temporal é o lapso de memória, que significa uma falha provocada por algum esquecimento da pessoa.

O que é lapso temporal

Muitos poderiam se perguntar, portanto, se lapso temporal é uma redundância, já que lapso se refere a um intervalo e temporal vem de tempo. Não, pois lapso é um período específico de tempo e não o tempo em si.

O termo lapso temporal em inglês tem como correspondente na Língua Portuguesa as seguintes expressões: temporal lapse, time lapse e time gap.

Sendo o lapso temporal um intervalo em relação a um espaço de tempo, poderia se pensar em um lapso temporal na física que avaliasse a possibilidade de falhas no espaço-tempo que propiciariam uma viagem no tempo. Mas esse campo ainda é muito obscuro e está baseado em conjecturas, necessitando de mais estudos científicos e, principalmente, avanços tecnológicos da própria humanidade.

O tema lapso temporal foi tratado em filme diversas vezes, brincando com a lógica do tempo que pode causar muitas interferências em outros acontecimentos. Uma obra recente e conhecida é “Time Lapse”, de 2014, em que um casal e um amigo descobrem uma câmera fotográfica que registra imagens do futuro. Isso muda a vida deles, pois o trio resolve se enriquecer por meio de apostas em corridas de cachorro, já que é possível antever resultados com as fotos tiradas.

O lapso temporal também consta no Direito Penal. Neste caso, ele marca o tempo entre o termo inicial e o final de uma relação jurídica. Há ainda dois termos distintos no Direito. O lapso temporal decorrido refere-se ao período entre o recebimento da denúncia e a publicação da sentença, logo, ao decurso do processo judicial. Já o lapso temporal transcorrido pode indicar que o fato (crime, delito, problema) não transcorreu até a sua abertura processual (ou homologação judicial), ou seja, ainda é possível inquirir judicialmente o acusado/inquirido.

O significado de Lapso Temporal está na categoria Significados