Significado de Lascívia

O que é Lascívia

Lascívia é como pode ser chamado o comportamento daquele que tem uma propensão àquilo que se refere ao sexo e à sexualidade. Lascívia é o que tem quem está sempre atrás de prazeres sexuais ou quem em determinado momento está interessado em sexo, excitação sexual.

O significado de lascívia está relacionado à sensualidade, luxúria, libidinagem, libertinagem. Tudo o que envolve sexo está de uma forma ou outra ligado à lascívia.

Assim, lascívia está ligada também à falta de pudor e num sentido religioso ao pecado. Lascívia é uma inclinação à lubricidade e à enfatizar em si de forma exagerada o que relaciona-se à sensualidade. Lascívia é a característica de quem é dominado pela libido, que age de acordo com o que determina a sua libido, seu instinto sexual.

A palavra lascívia relaciona-se com o termo volúpia, que pode ser entendida como um prazer sexual intenso, uma grande excitação sexual, uma grande carga de prazer advinda dos sentidos.

Podemos dizer que um desejo sexual incontrolável capaz de levar alguém a passar por cima das normas morais socialmente aceitas é o mesmo que lascívia. Assim, lascívia é o comportamento devasso, uma indecência ostensiva e despudorada.

Quando uma pessoa é acometida pela lascívia ela é tomada por um desejo sexual poderoso, fazendo-a ter pensamentos pervertidos, atitudes imorais e um comportamento imprevisível.

Entre os sinônimos de lascívia que podemos enumerar, estão termos tais como: concupiscência, impudicícia, sensualismo, lubricidade, salacidade, libertinagem, incontinência, sensualidade, volúpia, luxúria, apetite, viço, prazer, exuberância, devassidão, gozo, voluptuosidade, pornografia, gosto, licenciosidade, deleite, voluptuosidade, despudor, libidinagem, libido entre outros.

Na Bíblia a lascívia, de acordo com estudiosos, é sinônimo de impureza e falta de pudor, caracterizando-se por um comportamento que muito além de ser um pecado é uma escolha deliberada por fazer o que não é correto.

O significado de Lascívia está na categoria Significados