Significado de lato sensu

O que é lato sensu

Lato sensu é uma expressão oriunda do latim, utilizada mais comumente nas áreas de Direito, Linguística e Semiótica. Ela serve para demonstrar que, quando utilizada, certa frase ou substantivo toma uma interpretação em sentido amplo, mais abrangente, ou seja, no sentido lato.

O termo pode também se referir a cursos de pós-graduação, tendo como variável o stricto sensu. A principal diferença entre os dois é que o curso lato sensu possui carga horária de menor duração, com um mínimo de 360 horas, segundo o MEC (Ministério da Educação).

O curso lato sensu tem em sua grade cursos como o de especialização e o MBA, com uma área de pesquisa ampla, e objetivo de solução de problemas específicos em seu estudo. O stricto sensu possui cursos de mestrado e doutorado, de longa duração, onde são realizadas pesquisas para encontrar soluções para problematizações mais recentes, porém, diferente do lato sensu, aproveitando-se da comprovação de novas teorias para concluir uma resolução.

Há também uma diferença na conclusão de cada curso. Ao final de seus expedientes, os cursos lato sensu conferem ao aluno um certificado de conclusão validado pelo MEC, enquanto os cursos de stricto sensu entregam não só um certificado validado pelo Ministério da Educação, como também dão ao aluno o título de doutor ou mestre.

Os cursos de lato sensu oferecem aos seus estudantes os títulos de Aperfeiçoado ou Especialistas e são oportunidades de estudo oferecidas pelas principais instituições de ensino do país. Esses cursos são também muito procurados pelo seu grande impacto positivo no mercado de trabalho. O curso de Aperfeiçoamento exige uma avaliação final para que esse título possa ser concedido e o de Especialista pede um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um trabalho acadêmico de caráter obrigatório em formato de dissertação.

Compartilhe este significado: