Significado de Legado

O que é Legado

Legado é algo deixado para alguém em testamento. É a transmissão de algum bem, seja ele monetário ou não, para outra pessoa de livre e espontânea vontade.

O termo provém do latim legatus, que por sua vez deriva de legare e significa aquilo que foi doado em lei.

Legado também era o nome dado ao oficial que fazia parte do exército romano, esse desempenhava um papel parecido ao do atual general. Porém, o legado era considerado um preposto do imperador. Ele se sobrepunha a todos os tribunos militares e era submetido somente ao dux (duque). Para desempenhar a função de oficial o legado precisava pertencer à categoria pretoriana, posição essa exercida por um juiz ou alguém acima dele, pois somente assim, ele poderia comandar um exército, independente das ordens do dux ou do governador da província.

Uma pessoa que sai em uma missão especial em nome do Papa também pode ser chamada de legado.

Legado pode ser sinônimo de espólio, herança ou patrimônio. Na área jurídica o termo está ligado ao direito de sucessão, ou seja, é a transferência da herança ou do legado.

Herança e legado possuem significados distintos. A herança não depende de um testamento, ela pode ser repartida entre os descendentes diretos após o falecimento do proprietário dos bens. Já o legado é definido pela pessoa ainda em vida. Ela decide com quem irá ficar o seu legado.

A palavra legado também pode referir-se a outros aspectos como:

  • Sistema legado: forma utilizada para descrever um sistema computacional de uma corporação, que apesar de muito antiquado, ainda é de extrema necessidade para o funcionamento dessas organizações.
  • Legado dos ancientes: é um jogo de computador que tem como personagens Magos, Druidas e Guerreiros do mundo Warlords de Draenor.
  • Legado Bourn: filme americano de 2012. O mesmo é cheio de ação, espionagem e intrigas. Ele conta a história do agente Aaron Cross que participa de um experimento médico onde o principal objetivo é a criação de indivíduos superiores. Ele precisa se medicar e colher o próprio sangue a fim de manter a sua integridade física e mental. Perseguido e precisando da medicação para manter-se bem, ele acaba se aliando a uma médica que pode ajudá-lo em sua missão.
  • Legado da copa: são as obras executadas em virtude da copa do mundo de 2014, além das melhorias efetuadas nas cidades que sediaram os jogos, como as construções e as reformas dos     grandes estádios. O chamado legado da copa trouxe para o país não só um legado material, mas também um legado humano, esportivo, urbano, econômico e ambiental.

Legado pode ser formado por bens não materiais, podendo ser cultual ou intelectual como, por exemplo, as obras deixadas pelos grandes autores brasileiros como Machado de Assis, Adélia Prado e muitos outros representantes da nossa literatura.

Preciosos legados também foram deixados por Pintores como Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e muitos outros artistas, que com seu talento, contribuíram para a formação do patrimônio cultural para todos os brasileiros.

 

 

O significado de Legado está na categoria Significados