Significado de Leigo

O que é Leigo

Leigo é oriundo da palavra grega laikós, termo esse transmitido para o latim como laicus. Essa palavra também pode ser um sinônimo para laico, estando assim relacionada à religião, ou seja, laico refere-se ao conceito de não pertencente a nenhum tipo de crença religiosa.  

O termo leigo é utilizado para designar aquele que tem pouca ou nenhuma informação em várias áreas do conhecimento. É uma pessoa que não desenvolveu habilidades suficientes. Ou seja, é alguém considerado totalmente ignorante em determinados assuntos.

Em relação à igreja católica, leigos eram aqueles cristãos que não faziam parte do clero, não se tornaram padres ou não desempenhavam nenhuma posição de prestígio dentro da igreja, embora participassem frequentemente dos rituais que eram realizados nos templos. Geralmente eram pessoas do povo, comuns, analfabetas, que viviam a mercê da igreja e de seus mandos e não tinham nenhum acesso ao conhecimento, principalmente o da Bíblia Sagrada. Os leigos também possuíam pouco domínio da língua utilizada pelos eclesiásticos, o latim.

O Estado leigo ou laico faz referência a um país que tem uma posição de neutralidade, que é imparcial no assunto religioso, que não toma partido em nenhuma doutrina e que respeita a todas as manifestações religiosas. O Brasil é reconhecidamente um país laico.

O ensino leigo ou ensino laico, também conhecido como ensino religioso, é uma área da educação que visa o respeito e a identidade cultural de um povo.

Juiz Leigo

Juiz leigo é um profissional formado em Direito, mas sem grau de magistrado. Ou seja, ainda não possui certificado na Ordem dos Advogados do Brasil e nem experiência de no mínimo dois anos na área jurídica.

Ele pode atuar como um auxiliar, presidindo audiências de conciliação, trabalhando em processos instrutórios e até mesmo redigindo propostas de sentenças. Porém, sua atuação fica condicionada e limitada aos atos de jurisdição dos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública.

Os juízes leigos também ficam impedidos de trabalhar como advogados na unidade ou comarca onde estão designados para a função.

Certas palavras podem ser sinônimas de leigo como: inexperiente, ignorante, desconhecedor, laico, mundano ou profano.

Quando queremos usar o antônimo, ou seja, o contrário de leigo, podemos utilizar as palavras conhecedor, instruído, entendido, clerical, sacerdotal, eclesiástico, religioso, entre outros.

O significado de Leigo está na categoria Significados