Significado de LGBT

O que é LGBT

LGBT é uma sigla que também pode ser grafada com LGBTTT.

O significado de LGBT é Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis. Já o significado de LGBTTT é Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

A sigla LGBT é a utilizada para representar o movimento que luta pelos direitos dos homossexuais e, de forma bastante enfatizada, contra a homofobia.

Antes de a sigla LGBT ser cunhada, o movimento chamava-se GLS, que quer dizer Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Com o crescente debate a cerca da binariedade e do s gêneros, a sigla foi ampliada para incluir outros grupos. Essa mudança ocorreu, de maneira oficial, em Brasília, no ano de 2008, em uma Conferência Nacional.

O movimento LGBT costuma sofrer preconceitos e ataques vindos da ala mais conservadora da sociedade, que defendem que eventos como a parada gay são apenas desculpas para as pessoas apresentarem comportamentos imorais e impróprios nas ruas.

Outro grupo, mais liberal, defende que eventos como a parada gay são uma ótima forma de dar visibilidade ao homossexual, ao transexual e ao transgênero que, no dia-a-dia, podem acabar sendo marginalizados e excluídos da vida em sociedade.

A parada do Orgulho LGBT (popularmente conhecida como Parada Gay) busca conscientizar as pessoas para o problema de uma parcela da população. Com esse mesmo objetivo, também existem ONGs que buscam, além de conscientizar a população, apoiar a pessoa LGBTTT que tenha sofrido descriminação ou qualquer espécie de violência. Infelizmente, trabalhos do tipo ainda são necessários para protegê-los.

O significado de LGBT está na categoria Significados