Significado de Liberdade E Libertinagem

O que é Liberdade E Libertinagem

Libertinagem é uma palavra proveniente do francês “libertinagem” e significa devassidão e caracteriza alguém que vive como um libertino.

Muitos veem a libertinagem como oposto da liberdade, podendo ser manifestar de várias formas.

Uma pessoa libertina pode ser vulgar, incoerente, sem noção, sem moral e devassa, que gosta de sexo apelativo, sem pudor.

O que é liberdade:

A liberdade trata-se do direito de ser livre, de se mover, de se comportar, de falar, de pensar, de se vestir, de acordo com sua vontade.

Na filosofia, a liberdade representa nada mais que autonomia, independência e a espontaneidade de cada pessoa.

Liberdade relacionada à libertinagem

Pelo fato de liberdade e libertinagem serem conceitos próximos, acaba por confundir muitas pessoas. Mas o fato é que os ambos são importantes no processo de tomada de decisão de cada ser, e responsáveis por revelar atitudes de diferentes indivíduos.

A libertinagem é proveniente do uso incorreto da liberdade, pois demonstra um ser irresponsável, que pode vir a prejudicar não somente a si mesmo, mas também outras pessoas. Uma pessoa libertina pode tomar ações sem se importar com as consequências que suas ações podem gerar.

De forma geral, a libertinagem pode ser representada como a ausência de regras. Por exemplo, uma pessoa que consome bebidas alcoólicas e depois sai dirigindo, essa é uma forma clássica de demonstrar alguém que age totalmente como um libertino.

A frase do filósofo inglês Herbert Spense, diz o seguinte: “A liberdade de cada pessoa acaba onde começa a liberdade do próximo”. Essa frase representa o respeito que cada ser humano deve possuir pelo próximo junto a sua liberdade e direitos.

Na bíblia:

na bíblia, a liberdade é relacionada à libertinagem na seguinte passagem em Coríntios l, capítulo 6 e versículo 12, que diz o seguinte: “ Tudo é permitido, mas não serei dominado por coisa alguma”.  Essas palavras mostram que a todos é dado a liberdade para fazer qualquer coisa, mas nem tudo que pode ser feito é correto.

Quando uma pessoa toma atitudes libertinas, ela assume uma atitude oposta ao que tem bom brio.

Pela confusão que muitas pessoas fazem a esse respeito, eis que surge a seguinte frase: “Se sou livre para fazer tudo que desejo, então nada ou ninguém poderá me deter”.

Uma pessoa libertina é caracterizada pelo comportamento egocêntrico, rebelde, embrutecido e principalmente é uma pessoa totalmente refém de seus desejos e pensamentos mais insanos, e justamente por isso a libertinagem em sua grande maioria causa tantos desastres.

A libertinagem transforma o ser humano em um escravo e mutila a essência das boas atitudes, enquanto que a liberdade apenas torna alguém capacitado a ter convivência saudável com os demais.

Na escola:

Estando com o conceito de liberdade e libertinagem bem claro na sua mente, pode perceber que a liberdade incondicional se liga a vários fatores, como respeito ao próximo, as regras, a convivência e etc.

Enquanto que o outro diz respeito justamente ao contrário, a libertinagem não se preocupa com consequências ou qualquer coisa que possa vir a prejudicar o próximo

Quando ambos conceitos são aplicados na escola onde há convivência de inúmeras pessoas de diferentes ideias, crenças e valores, é normal que se hajam conflitos por defesa de cada liberdade individual. Porém, é nesse ambiente que se aprende a respeitar regras de convivência.

O significado de Liberdade E Libertinagem está na categoria Significados